Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

A sua semana dia a dia: evolução da dívida pública, dividendos da EDP e juros do BCE

A semana vai ser cheia na bolsa de Lisboa, com dividendos, contas e assembleias gerais. Há também reuniões de política monetária tanto na Zona Euro como nos Estados Unidos.

Paulo Alexandre Coelho / Correio da Manhã
  • ...
Segunda-feira Bolsas fechadas pelo feriado

Dia 1 de maio celebra-se o Dia do Trabalhador em Portugal, tal como em vários outros países europeus pelo que as bolsas europeias (incluindo Lisboa) estarão na generalidade fechadas. Já nos Estados Unidos irão funcionar como habitualmente.

Segunda-feira Manifestações em França

Há novos protestos marcados em França contra a reforma das pensões de Emmanuel Macron. As autoridades francesas pediram mesmo às companhias aéreas que reduzam o número de voos no aeroporto Paris-Charles em 25% neste dia.

Terça-feira Arranca a emissão de dívida do Benfica
A SAD do Benfica lançou uma emissão de obrigações num montante máximo de 40 milhões de euros e com uma taxa de juro fixa de 5,75%. Desde 2013 que a SAD "encarnada" não pagava um juro tão elevado numa emissão obrigacionista. Esta emissão para investidores de retalho e profissionais tem um valor unitário de cinco euros e irá decorrer de 2 a 12 de maio.
Terça-feira Dívida pública volta a subir?

A dívida pública na ótica de Maastricht, a que conta para Bruxelas, foi de 279 mil milhões de euros em fevereiro, mais 3.200 milhões de euros do que em janeiro. Os dados referentes a março serão atualizados esta terça-feira pelo Banco de Portugal. Há ainda estatísticas sobre o mercado de crédito e empréstimos e depósitos bancários.

Terça-feira Como evolui a economia europeia

Serão conhecidos esta terça-feira novos dados que permitirão medir o pulso à economia europeia. É o caso dos índices gestores de compras (PMI) na Zona Euro, em França e na Alemanha, bem como a inflação em Itália. Na semana passada, o Eurostat indicou que a economia da Zona Euro escapou por pouco a uma recessão no primeiro trimestre deste ano, ao registar um crescimento ligeiro (0,1%) face ao final de 2022.

Quarta-feira EDP distribui dividendos e EDP Renováveis divulga contas

A EDP vai distribuir cerca de 795 milhões de euros em dividendos esta quarta-feira, 3 de maio. O dividendo bruto é de 0,19 euros por ação, depois de os títulos da cotada terem entrado em "ex-dividendo" a 28 de abril. No mesmo dia, a EDP Renováveis apresenta resultados do primeiro trimestre do ano.

Quarta-feira Acionistas da Galp Energia encontram-se

A Galp Energia realiza esta quarta-feira a assembleia geral anual de acionistas. Entre os pontos da ordem do dia estão a deliberação sobre a eleição dos membros do conselho de administração para o mandato de 2023-26 – confirmando-se a proposta de que Maria João Carioca passe a ter lugar no "board" – e também a aplicação dos resultados do exercício de 2022. A administração propõe que seja distribuído aos acionistas, sob a forma de dividendos, o montante de 26 cêntimos por ação.

Quarta-feira Fed decide sobre juros nos EUA

A Reserva Federal (Fed) norte-americana termina na quarta-feira uma reunião de política monetária de dois dias, na qual vai decidir o curso das taxas dos fundos federais nos EUA. A expectativa do mercado é que haja uma nova subida de 25 pontos base, sendo que o foco está já até onde é que a autoridade monetária irá continuar os aumentos antes de parar ou até começar a descer.

Quinta-feira CTT e EDP apresentam contas

A época de resultados está a acelerar na bolsa de Lisboa. Esta quinta-feira é a vez dos CTT e da EDP divulgarem contas do primeiro trimestre, sendo que a elétrica liderada por Miguel Stilwell d'Andrade já anunciou que terminou os primeiros três meses do ano com uma subida homóloga de 4% na energia produzida, para 17.479 GWh.

Quinta-feira BCE volta a subir juros

Além da Fed norte-americana também o Banco Central Europeu (BCE) tem marcada para esta semana uma reunião de política monetária. Os mercados de futuros apontam para que a autoridade liderada por Christine Lagarde suba as três taxas de juro de referência em 25 pontos base cada, levando-as para máximos de julho de 2008.

Sexta-feira Resultados da Galp Energia após recuo na produção

Antes da abertura do mercado, a Galp Energia divulga resultados do primeiro trimestre do ano. A produção de petróleo da empresa liderada por Filipe Silva, em termos líquidos, cifrou-se em 120,1 mil barris por dia no primeiro trimestre, com uma quebra de 7% tanto em relação ao último trimestre de 2022 como face ao primeiro trimestre do ano passado.

Sexta-feira Juros dos depósitos a nível nacional

Os bancos têm vindo a reforçar os juros dos depósitos para contrariar a fuga de capital para os certificados de aforro. A taxa de juro dos novos depósitos a particulares atingiu 0,65% em fevereiro, com a remuneração destes produtos com um prazo superior a dois anos a subir 39 pontos base para 0,54% - o valor mais alto em seis anos. As novas estatísticas do Banco de Portugal vão mostrar se a tendência se mantém.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio