Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

A sua semana dia a dia: ajuda à Ucrânia, decisores de bancos centrais e UBS

Há uma série de discursos de banqueiros centrais ao longo da semana, bem como a análise do FMI às reformas na Ucrânia. Em termos de resultados, vão estar em destaque o UBS e, por cá, a REN.

Em 64 dos 111 casos analisados, a inflação foi controlada em cinco anos.
Yuri Gripas/Reuters
05 de Novembro de 2023 às 19:00
  • ...
Segunda-feira Ucrânia é alvo de avaliação pelo FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) começa esta segunda-feira uma revisão às políticas e reformas necessárias para que seja desbloqueada uma nova tranche de financiamento à Ucrânia de cerca de 900 milhões de euros.

Segunda-feira Arranca enchente de discursos do BCE

O governador do banco central da Áustria Robert Holzmann e o homólogo finlandês Tuomas Välimäki (ambos membros do conselho do BCE), bem como o governador húngaro Gyorgy Matolcsy vão discursar esta segunda-feira em Viena, enquanto o economista-chefe do Banco de Inglaterra Huw Pill vai participar numa sessão de perguntas e respostas sobre o último encontro de política monetária. Terça-feira também o alemão Joachim Nagel vai falar em Londres.

Terça-feira Contas do UBS (e mais dados da fusão)

Serão conhecidas esta terça-feira as contas trimestrais do UBS, mas o foco dos investidores estará em como é que o banco vai vender ativos não estratégicos e implementar o plano de corte de custos equivalente a cerca de 9,3 mil milhões de euros após a fusão com o Credit Suisse.

Quarta-feira Ministros das Finanças discutem regras orçamentais

Os ministros das Finanças da Zona Euro encontram-se em Bruxelas com as regras orçamentais na região na agenda. Após a suspensão devido à pandemia e à guerra da Ucrânia, prevê-se que estas sejam retomadas em 2024, com nova formulação apesar dos habituais tectos de 60% do Produto Interno Bruto (PIB) para a dívida pública e de 3% do PIB para o défice.

Quarta-feira Banco central da Polónia contraria tendência europeia

O Banco Nacional da Polónia tem marcada para esta quarta-feira uma nova reunião de política monetária, na qual, segundo a expectativa do mercado, deverá cortar juros em 25 pontos base para 5,5%, depois de o ter feito também em outubro. O banco central contraria assim a tendência tanto na Zona Euro, como Reino Unido e EUA – que resolveram nos últimos encontros similares deixar os juros inalterados – para travar a força do zloty.

Quinta-feira REN dá continuidade à época de resultados no PSI

A semana mais forte ao nível dos resultados de empresas foi a que passou, mas há ainda contas em Lisboa para os investidores analisarem. É o caso da REN - Redes Energéticas Nacionais que mostra os resultados do terceiro trimestre depois de, entre janeiro e junho, ter aumentado os lucros em 37,5% para 63 milhões de euros.

Quinta-feira Jerome Powell aborda desafios 

Após Zona Euro, EUA e Reino Unido terem decidido sobre juros, esta semana será cheia de discursos de decisores. O ponto alto será na quinta-feira quando o presidente da Reserva Federal dos EUA (Fed) Jerome Powell participa num painel sobre os desafios da política monetária na conferência anual de "research" do FMI.

Sexta-feira Medir o pulso à saúde económica do país

A fechar a semana há uma série de dados que vão permitir medir o pulso à saúde económica do país. Na quinta-feira, o INE divulga estatísticas das exportações, bem como das remunerações dos trabalhadores. Na sexta-feira há ainda custos da construção de habitação nova e dados do emprego no setor.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio