Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

A EDP pode estar sob pressão devido à acusação da Autoridade da Concorrência e o BCP está a ser menos pressionado pelos "shorts".

04 de Setembro de 2018 às 07:30
  • ...
Concorrência acusa EDP

A EDP estará hoje em foco dado que na segunda-feira, já depois do fecho da sessão, a Autoridade da Concorrência revelou que acusou a eléctrica de abuso de posição dominante e de ter lesado duplamente os consumidores, com o valor do dano a chegar aos 140 milhões de euros. Segundo a investigação da Concorrência, entre 2009 e 2013, a EDP Produção manipulou a oferta de um segmento do sistema eléctrico, os chamados serviços de sistema que servem para garantir o equilíbrio entre a energia produzida e a consumida. A eléctrica garante que cumpriu o quadro legal e a coima pode ascender a 10% do valor total do volume de negócios. As acções reagem na sessão de hoje.

 

Lagarde discute empréstimo à Argentina

A Argentina continua a centrar atenções nos mercados, com a queda da moeda do país a preocupar os investidores. A directora-geral do FMI, Christine Lagarde, encontra-se hoje com o ministro das Finanças para rever os detalhes do programa de assistência, de forma a acelerar a concessão do empréstimo ao país. No âmbito do resgate, o presidente argentino anunciou ontem um plano de austeridade incluindo a supressão de vários Ministérios e uma maior taxação das exportações, para reduzir o défice e estabilizar a economia. Numa declaração ao país, Mauricio Macri afirmou que "esta crise não vai ser mais uma, tem de ser a última". Em Junho, a Argentina alcançou um acordo para um empréstimo de 50 mil milhões de dólares do FMI, sendo que a disponibilização antecipada de fundos pode ser essencial para estancar a crise.

 

Bolsas dos EUA voltam a negociar

Depois do feriado do Dia do Trabalhador, que para muitos investidores marca o fim das férias de Verão, as bolsas norte-americanas regressam à negociação normal, sendo que existem já indicadores relevantes a conhecer esta terça-feira. O Institute for Supply Management revela o indicador que mede a evolução do sector manufactureiro, sendo que os economistas estimam uma descida (de 58,1 em Julho para 57,4 em Agosto). As empresas do sector automóvel, que têm estado em foco devido às tarifas comerciais, revelam as vendas do mês passado.

 

Menos "shorts" no BCP

Os CTT e o BCP são as duas cotadas em que os fundos estrangeiros mais têm apostado com a abertura de posições a descoberto. Um desses fundos, o fundo Marshall Wace, tem vindo a descer a posição curta na cotada dos correios e agora baixou em 8% a posição a descoberto no BCP, que se situa em 104,3 milhões de acções, de acordo com a Bloomberg. A menor pressão dos "shorts" tenderá a beneficiar a cotação das acções onde as posições curtas têm um maior relevo. Actualmente, a posição a descoberto do capital da instituição liderada por Miguel Maya encontra-se nos 3,18%, com pelo menos quatro investidores a terem posições curtas no capital do BCP.

 

Merkel em conferência

Várias personalidades de relevo participam em eventos esta terça-feira, com destaque para a presença da chanceler alemã Angela Merkel numa conferência em Frankfurt para debater o futuro da Alemanha como centro financeiro. O seu ministro da Economia e aliado, Peter Altmaier, participa noutra conferência, em Baden-Baden, sendo que os temas em discussão serão outros: Europa, Brexit, relações com os EUA e China. Destaque também para a presença do Governador do Banco de Inglaterra no parlamento britânico, onde Mark Carney irá detalhar a evolução da política monetária no Reino Unido.

 

 

Ver comentários
Saber mais 5 coisas newsletter mercados
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio