Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Novas operações de crédito às empresas atingem valor mais baixo desde Agosto

O valor do novo crédito concedido às empresas diminuiu, em Fevereiro. Caiu pelo segundo mês consecutivo e atingiu mínimos desde Agosto do ano passado.

Paulo Duarte
12 de Abril de 2016 às 13:50
  • 2
  • ...

As instituições financeiras emprestaram 2.241 milhões de euros a empresas, em Fevereiro, menos 162 milhões de euros do que um mês antes, segundo os dados publicados pelo Banco de Portugal, esta terça-feira. Este é mesmo o valor mais baixo desde Agosto, mês tipicamente marcado por uma quebra das novas operações, quando foram concedidos 2.049 milhões de euros.  

É sobretudo nas operações de grande valor que a queda é mais significativa. Os bancos emprestaram 909 milhões de euros em operações acima de um milhão de euros, o que compara com os 1.054 milhões de euros emprestados em Janeiro. Já no que diz respeito às operações de valor inferior a um milhão de euros, os novos créditos ascenderam a 1.332 milhões de euros, aquém dos 1.349 milhões de euros concedidos um mês antes.


Mas, ao contrário do que aconteceu com as empresas, os novos empréstimos às famílias cresceram. No total, os particulares captaram 812 milhões de euros junto das instituições financeiras, o que supera os 746 milhões financiados no primeiro mês do ano.


O crédito ao consumo foi o principal responsável por este crescimento. No total, foram emprestados 287 milhões de euros, mais 17,6% do que em Janeiro. Mas também os empréstimos para a compra de casa contribuíram para esta evolução positiva. Foram concedidos 380 milhões de euros, mais 9,5% do que um mês antes. O crédito à habitação continua a representar quase metade de todo o dinheiro concedido às famílias.


Já as novas operações de empréstimos para outros fins ascenderam a 145 milhões de euros, menos 6,5% do que em Janeiro. 

Ver comentários
Saber mais Banco de Portugal crédito empréstimos habitação consumo outros fins novas operações
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio