Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Crédito ao consumo sobe mais de 16% em Fevereiro

O crédito pessoal sem finalidade foi o que registou maior crescimento no segundo mês do ano. Contudo, a tendência de aumento foi generalizada a todos os segmentos.

Reuters
15 de Abril de 2016 às 12:34
  • 3
  • ...

Depois de dois meses em queda, as novas operações de crédito ao consumo voltaram a aumentar. As instituições financeiras emprestaram 447,9 milhões de euros, em Fevereiro, mais 16,3% do que no mês anterior, revelam os dados publicados pelo Banco de Portugal, esta sexta-feira.


O crédito ao consumo arrancou o ano de 2016 em queda, com as novas operações a ficarem abaixo dos 400 milhões de euros pela primeira vez desde Agosto. Mas depois da contracção em Dezembro e Janeiro, os bancos e as financeiras voltaram a emprestar mais dinheiro. A tendência de aumento foi generalizada a todos os segmentos.


No entanto, foi mais expressiva no crédito pessoal sem finalidade específica. Este destino captou 200,5 milhões de euros, ou quase 45% do total emprestado. Este montante representa um crescimento de 23,9% face ao mês anterior. Quanto ao crédito pessoal com finalidade (educação, saúde, energias renováveis e locação financeira de equipamentos), foram concedidos 3,2 milhões de euros, mais 4% do que um mês antes, mas o dobro do emprestado no mesmo mês do ano passado (1,6 milhões de euros).


Já no que diz respeito ao financiamento automóvel, este continua a representar mais de um terço do crédito ao consumo total. Foram concedidos 156,5 milhões de euros para a compra de carro, mais 11% do que no mês anterior. A modalidade com reserva de propriedade e outros nos automóveis novos assistiu ao maior aumento: 22,3% para os 36,4 milhões de euros.


Foram ainda concedidos 87,7 milhões de euros em "plafond" de cartões de crédito, linhas de crédito, contas correntes bancárias e facilidades de descoberto. Este valor supera em 10% o montante emprestado um mês antes.


Face a Fevereiro do ano passado, quando foram concedidos 356,2 milhões de euros, o novo crédito ao consumo cresceu 25,8%. Os 447,9 milhões de euros emprestados em Fevereiro distribuem-se por 113.252 contratos. Um número que supera em 15% o total de contratos do período homólogo.

Ver comentários
Saber mais Banco de Portugal banca crédito empréstimos consumo pessoal sem finalidade automóvel cartões de crédito bancos financeiras
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio