Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Concorrência reduz restritividade na concessão de crédito

As instituições financeiras defendem que a procura por financiamento estabilizou tanto do lado das empresas como dos particulares, nos primeiros três meses do ano.

Miguel Baltazar/Negócios
19 de Abril de 2016 às 13:58
  • ...

Os bancos nacionais facilitaram, nos primeiros três meses do ano, as condições de concessão de empréstimos às empresas e famílias, refere o inquérito aos bancos sobre o mercado de crédito, relativo ao primeiro trimestre, divulgado pelo Banco de Portugal. A justificar a menor restritividade esteve o aumento da concorrência.


"Algumas instituições reportaram que a pressão exercida pela concorrência, a situação económica geral, bem como a posição de capital do banco contribuíram para reduzir ligeiramente o nível de restritividade nos contratos de crédito", refere o inquérito. Além disso, alguns bancos indicaram também uma redução dos "spreads" nos empréstimos de risco médio a empresas.

Quanto aos particulares, "nenhuma instituição reportou alterações dos termos e condições nos empréstimos para aquisição de habitação e uma instituição reportou uma ligeira redução dos ‘spreads’ nos empréstimos para consumo".


Contudo, o mesmo inquérito revela que a percentagem de pedidos de empréstimos rejeitada "permaneceu no geral inalterada em relação ao trimestre anterior, tanto para as empresas como para os particulares".


Em termos de perspectivas, no geral, os bancos não prevêem, para o segundo trimestre, alterações nos critérios de concessão de crédito a empresas nem a particulares. "Duas instituições antecipam uma ligeira diminuição da restritividade no crédito à habitação e apenas uma instituição antecipa uma evolução semelhante no crédito ao consumo", frisa o documento.


No que se refere à procura por financiamento, das cinco instituições financeiras inquiridas, a maior parte indicou, "de uma forma geral, uma estabilização na procura de empréstimos" por parte das empresas e no segmento dos particulares.


Para os próximos meses, três bancos antecipam um aumento na procura de empréstimos ou linhas de crédito por parte das pequenas e médias empresas e, no segmento dos particulares, quatro instituições antecipam "um ligeiro aumento na procura de crédito à habitação e de empréstimos para consumo e outros fins" e uma instituição antecipa uma procura estável nos dois destinos.

Ver comentários
Saber mais Banco de Portugal bancos crédito famílias empresas habitação consumo oferta procura
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio