Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Banca deu menos crédito ao consumo em 2022

Os créditos ao consumo contratados totalizavam, no final do ano passado, 592,5 milhões de euros, menos 2,8% do que em novembro e menos 0,3% do que em dezembro de 2021.

Consumo resistiu no terceiro trimestre apesar da inflação.
Phil Noble/Reuters
15 de Fevereiro de 2023 às 16:58
  • ...
O montante concedido em crédito ao consumo às famílias em Portugal recuou em 2022. Apesar do número de contratos ter aumentado, o valor concedido pelos bancos cedeu 0,3% no ano passado, sinalizando que cada contrato diz respeito a empréstimos menores.

Os créditos ao consumo contratados totalizavam, no final do ano passado, 592,5 milhões de euros, menos 2,8% do que em novembro e menos 0,3% do que em dezembro de 2021, de acordo com dados divulgados esta quarta-feira pelo Banco de Portugal (BdP).

Já o número de contratos fixou-se em 128,3 milhões em dezembro, o que representa um recuo mensal de 5,2%. Fica, contudo, 4,6% acima do mês homólogo.

O crédito pessoal é o principal segmento do financiamento aos consumidores. No total foram emprestados 257 milhões de euros para esta finalidade em dezembro, 10,2% abaixo do registado em novembro.

Tanto a educação, saúde, energias renováveis e locação financeira de equipamentos como os outros créditos pessoais (sem finalidade específica, lar, consolidado e outras finalidades) caíram: 15,2% e 11,6%, respetivamente.

No caso dos cartões de crédito, linhas de crédito, contas correntes bancárias e facilidades de descoberto, a redução foi de 6,4% para 106 milhões de euros.

O segmento de crédito automóvel contrariou a tendência, com o montante emprestado em dezembro a crescer 9,3% para 230 milhões de euros, com o número de novos contratos de empréstimo para compra de carros usados a cair tanto em termos homólogos (-4,6%) como em cadeia (-9,4%).
Ver comentários
Saber mais consumo serviços financeiros crédito banca
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio