Notícia
Acesso à bonificação de juros no crédito à habitação vai ser mais apertado
A fórmula do cálculo para ter acesso ao apoio só tem em conta a prestação da casa e não os encargos de outros créditos, segundo o Público.
As regras para o acesso à bonificação dos juros no crédito à habitação vão ser mais apertadas. O alerta foi feito ao Público pela diretora do Gabinete de Proteção Financeira da Deco, Natália Nunes.
Em causa está a fórmula de cálculo da taxa de esforço para aceder à medida. Ao contrário do que estava inicialmente previsto, será mais limitativa excluindo um maior número de famílias que precisam de ajuda.
Isto porque o cálculo da taxa de esforço para aceder a este apoio considera apenas a prestação do crédito à habitação. Ou seja, uma família com crédito à habitação e outros créditos pode ter uma taxa de esforço acima dos 35%, mas só poderá beneficiar da bonificação dos juros caso o encargo isolado do crédito à habitação cumprir aquele requisito.
Os pedidos para este apoio só deverão começar a ser entregues a meio de maio e a bonificação deverá começar a ter efeitos em junho, conta o mesmo jornal.