Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Terá Soros voltado a apostar na queda da libra 24 anos depois?

Após a derrota que George Soros impôs ao Banco de Inglaterra em 1992, lucrando milhões com a desvalorização da libra, muitos questionaram-se como teria o investidor apostado antes do Brexit. Em comunicado, um porta-voz explicou tudo.

27 de Junho de 2016 às 09:35
  • 1
  • ...

O Banco de Inglaterra foi forçado a ceder à pressão especulativa do mercado em 1992, com a libra a afundar 4,05% face ao dólar numa só sessão. A grande figura foi George Soros, um investidor que tinha apostado na queda da moeda britânica e que conseguiu, então, levar a melhor sobre o banco central. Estima-se que tenha lucrado mil milhões de dólares com a aposta, mas certa é a fama que o percorre até hoje. Com o Brexit no horizonte, o conhecido "guru" dos investimentos terá voltado a apostar na queda da libra?

O Reino Unido foi forçado a abandonar a união de cambos fixos há 24 anos, o que barrou, desde logo, a sua intenção de aderir à futura Zona Euro. Agora, os britânicos referendaram o seu lugar no seio dos 28 e optaram pelo Brexit. Desta feita, George Soros não "especulou contra a libra, uma vez que argumentou a favor da continuação do Reino Unido na União Europeia", revelou um porta-voz esta segunda-feira, 27 de Junho, num comunicado citado pela Bloomberg.

No entanto, nem tudo foram perdas para o conhecido investidor. "Devido à sua perspectiva globalmente negativa para os mercados mundiais", esclarece o mesmo comunicado, beneficiou de ganhos noutros investimentos. Já num artigo de opinião para o Project Syndicate, publicado a 25 de Junho, George Soros argumenta que, "agora, o cenário catastrófico que muitos temeram materializou-se, tornando a desintegração da UE praticamente irreversível".

Em antecipação ao referendo britânico, o conhecido "guru" já tinha apontado para a libra como a grande perdedora em caso de vitória do Brexit, estimando uma queda de 20% face ao dólar. Ainda não aconteceu, mas o certo é que, logo na sexta-feira, 24 de Junho, a moeda britânica perdeu 8,05%, naquela que foi a maior queda de sempre. Mas chegou, então, a perder um máximo de 11%, com a tendência negativa a manter-se no arranque desta semana.

A libra segue a perder 1,97% para 1,3405 dólares, acumulando uma desvalorização de 9,87% em apenas duas sessões. Ao mesmo tempo, o iene continua a subir, com os investidores à procura de uma moeda refúgio. Depois de ter ganho 3,88% na última sessão face ao dólar, a moeda japonesa segue agora a valorizar 0,09%, com cada dólar a valer 102,08 ienes.

Ver comentários
Saber mais George Soros investidores libra Brexit referendo Reino Unido União Europeia iene câmbios mercados
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio