Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Libra dispara quase 2,5% após May garantir que Brexit vai ao Parlamento

Terminado o discurso da primeira-ministra britânica, a libra valorizou 2,49% face ao dólar, a maior subida intradiária contra a divisa americana desde Julho passado, depois de May garantir que a saída da UE será validada pelos deputados.

Bloomberg
17 de Janeiro de 2017 às 13:36
  • 5
  • ...

A libra segue nesta altura a valorizar 2,33% para 1,2328 dólares, uma tendência de valorização que se seguiu ao final do discurso feito esta terça-feira, 17 de Janeiro, pela primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May.

 

Assim que terminou a intervenção em que May anunciou que Londres vai optar por um "hard Brexit" - mas levando o acordo final à votação do parlamento - , a libra registou de imediato uma valorização de 2,49% para os 1,2347 dólares, o valor mais elevado da divisa britânica desde 6 de Janeiro. Trata-se também da maior subida intra-diária da libra desde que também no dia 14 de Julho do ano passado subiu 2,49% contra a moeda norte-americana.

"O facto de levar um acordo final do Brexit a ambas as câmaras do Parlamento é positivo para a libra esterlina. (...) O acordo terá de ser bom para que o Parlamento o aprove", disse à Bloomberg o analista Athanasios Vamvakidis, do Bank of America.

Se a moeda fechar com o ganho actual, será a maior valorização desde Outubro de 2008. Note-se que esta segunda-feira a libra negociou nos mercados cambiais em mínimos de 7 de Outubro face à moeda norte-americana, penalizada pelo receio relativamente ao impacto do Brexit.

 

Esta evolução da libra compara com a subida de 1,1% que se verificava no momento em que a primeira-ministra britânica iniciou o seu discurso. May, que antes tinha já dito que preferia não chegar a nenhum acordo com Bruxelas em lugar de um mau acordo, anunciou hoje que Londres optará por abandonar todas as instituições europeias e respectivas políticas, inclusivamente o mercado único e a união aduaneira.

Mas garantiu que os deputados terão a palavra final sobre o acordo. 
O Reino Unido explicou que tentará negociar uma "parceria estratégica" com a União Europeia (UE) que permita constituir um acordo de livre comércio com o bloco europeu.

 

Ao contrário da libra, a bolsa do Reino Unido aprofundou a tendência de queda que se verificava desde o início da sessão desta terça-feira. O índice que agrega as 100 maiores cotadas britânicas, o FTSE 100, que perdia 0,4% acentuou as perdas para 0,58%, reagindo também à valorização da libra, o que é penalizador para as empresas exportadoras.



Ver comentários
Saber mais Reino Unido Theresa May União Europeia Dólar Brexit
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio