Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euro interrompe valorização face ao dólar pressionado pela Grécia

A moeda única europeia está a desvalorizar face ao dólar pela primeira vez depois de quatro sessões em alta. A evolução do euro está, esta segunda-feira, a ser pressionada pela situação grega.

20 de Abril de 2015 às 11:55
  • 1
  • ...

A moeda única da Zona Euro está, esta segunda-feira, 20 de Abril, a cair pela primeira vez em cinco sessões face ao dólar. Por esta altura, o euro desce 0,54% para 1,0748 dólares. Esta evolução tem lugar numa altura há duas posições distintas entre a Grécia e a Europa sobre como Atenas pode evitar um incumprimento e assegurar o seu financiamento futuro.

 

No passado sábado, 18 de Abril, o presidente do Banco Central Europeu (BCE), presente em Washington, revelou que apesar da situação grega ser "urgente" é prematuro especular se o país vai deixar o euro. "Todos queremos que a Grécia tenha sucesso. A resposta está mas mãos do governo grego", afirmou ainda Mario Draghi em Washington onde este fim-de-semana teve lugar os encontros da Primavera do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional. O presidente do BCE fez estas declarações numa altura em que prosseguem as negociações entre representantes das instituições credoras da Grécia e representantes do Governo grego, com o objectivo de alcançar um acordo de princípio que permita ao Eurogrupo pronunciar-se sobre o financiamento ao país, no próximo dia 24 de Abril em Riga.

 

Os credores pedem a Atenas que se comprometa com uma lista de reformas, antes de ser desbloqueada a última tranche de 7,2 mil milhões de euros do empréstimo concedido em 2012 ao país. O dirigente do BCE pediu reformas "em números" e exigiu que o Governo grego, liderado pela formação de esquerda radical Syriza, esteja atento ao "impacto orçamental" das suas propostas.

 

Draghi recusou especular sobre uma situação de incumprimento por parte da Grécia, que poderia levar a uma saída da Zona Euro, mas sublinhou que esta se dotou de instrumentos para o risco de contágio que "seriam utilizados em caso de escalada da crise". Draghi reconheceu ainda que a Zona Euro entraria em "território desconhecido" se a crise grega piorasse.

 

"Estamos num limbo no euro", afirmou à Bloomberg Roberto Mialich, estratega do UniCredit.

 

Está agendado para a próxima sexta-feira, 24 de Abril, um encontro informal de dois dias, em Riga, dos ministros das Finanças da Zona Euro para debaterem o resgate financeiro da Grécia. O Eurogrupo irá analisar a lista de reformas apresentadas pelo governo Grego, para desbloquear a última "fatia" do segundo resgate, no valor de 7,2 mil milhões de euros. A expectativa da concretização de um acordo é contudo reduzida.

 

"Há receios sobre a capacidade da Grécia e dos seus credores em alcançarem um acordo no encontro de 24 de Abril", destacou à Bloomberg Toshiya Yamauchi, da japonesa Ueda Harlow.

 

Ver comentários
Saber mais euro moeda europeia dólar Banco Central Europeu BCE Grécia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio