Notícia
Euro intensifica quedas após anúncio do BCE e negoceia abaixo de 1,09 dólares
A moeda europeia acelerou as quedas após o anúncio do corte de juros do BCE, passando a cair mais de 1% e a negociar abaixo de 1,09 dólares.
A moeda única europeia intensificou as quedas após ser conhecida a decisão do BCE. Ainda que os investidores já aguardassem o anúncio de novas medidas por parte da autoridade monetária, a decisão teve um impacto negativo no euro, que está a descer mais de 1%.
O euro, que seguia a desvalorizar cerca de 0,15% antes do anúncio das novas medidas, segue agora a cair 1,20% para 1,0867 dólares, reduzindo para 0,19% a valorização ainda acumulada desde o início do ano. A moeda está a reagir às medidas anunciadas pela entidade presidida por Mario Draghi há minutos.
O euro passou a ser a divisa com o pior desempenho entre as principais moedas a nível global no último mês, penalizada pela expansão de estímulos do Banco Central Europeu (BCE). Desde 10 de Fevereiro a moeda cai perto de 3% face ao dólar, um desempenho justificado quer pela expectativa de novos estímulos, quer pelo aumento das apostas na queda da divisa por parte dos especuladores.
A divergência face à política monetária norte-americana, onde as expectativas para uma nova subida de juros nos próximos meses têm vindo a aumentar, deverá manter a divisa europeia sob pressão ao longo do ano.