Notícia
Bolsas europeias em alta "aplaudem" decisão do BCE
Os principais índices europeus reagiram em alta às decisões do BCE anunciadas esta tarde: descida da taxa de depósitos, corte da taxa de juro de referência e reforço das compras de dívida.
As bolsas europeias, que oscilaram entre ganhos e perdas ligeiras durante toda a amanhã, reagiram positivamente à decisão do Banco Central Europeu (BCE), que anunciou um reforço dos estímulos à economia esta quinta-feira, 10 de Março.
O índice de referência para a Europa, o Stoxx600, ganha 0,65% para 341,35 pontos, depois de já ter negociado em queda, à espera da decisão da autoridade monetária.
Na Europa, as maiores subidas são do francês CAC40, que dispara 3%, e do índice de Amesterdão, que ganha 2,92%. O português PSI-20 soma 2,13% e o alemão DAX sobe 1,08%. O londrino Footsie segue praticamente inalterado, com um avanço ligeiro de 0,02%.
O Banco Central Europeu (BCE) anunciou ao início desta tarde um novo corte da taxa de depósitos, desta feita para -0,40%. Além disso, a institutição liderada por Mario Draghi reviu em baixa também a taxa de referência e a taxa de refinanciamento. Passaram, respectivamente, para 0% e 0,25%.
Superando as expectativas, o BCE anunciou ainda que as compras de activos serão aumentadas para 80 mil milhões de euros por mês.