Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euro supera pela primeira vez num ano os 1,14 dólares

A moeda única continua a subir e a renovar máximos de um ano, depois de o presidente do BCE ter demonstrado confiança na recuperação da economia.

Bruno Simão
29 de Junho de 2017 às 07:41
  • ...
A moeda única europeia está a subir 0,28% para 1,1410 dólares, tendo já tocado nos 1,1419 dólares, o que corresponde ao valor mais elevado desde 24 de Junho do ano passado. Esta é, aliás, a primeira sessão desde então que o euro supera os 1,14 dólares. 

O euro continua a reforçar frente ao dólar, acumulando já um ganho superior a 8% desde o início do ano.

A moeda única está a beneficiar de dois factores. Por um lado, as expectativas em relação à subida de juros nos EUA estão mais moderadas, por outro, a especulação em torno do início da retirada de estímulos por parte do Banco Central Europeu (BCE) está a aumentar.

E a contribuir para este aumento de expectativas estão as palavras de Mario Draghi que esta semana, no Fórum do BCE que se realizou em Sintra, revelou estar optimista em relação à recuperação da economia da Zona Euro. O presidente da autoridade monetária disse que os factores que estão a pressionar a inflação são "temporários", o que levou a que a especulação em torno de uma retirada de estímulos por parte do BCE disparasse. 

No dia seguinte a ter proferido estas palavras foram vários os responsáveis que vieram corrigir as expectativas, realçando que Mario Draghi queria salientar o optimismo em relação à recuperação da economia, mas mantendo os estímulos. 

Há quem questione se Mário Draghi foi longe demais ou se os investidores não perceberam a sua mensagem.

Actualmente, a Zona Euro beneficia de juros de zero, o que corresponde ao valor mais baixo da sua história, enquanto nos EUA o preço do dinheiro foi elevado para entre 1% e 1,25% este mês. A quantidade de estímulos à economia, entre programas de compra de activos e juros baixos, faz com que seja mais ou menos atractivo investir numa determinada moeda. E isso que faz oscilar o mercado câmbial. Quanto maior as taxas de juro praticadas num determinado território maior será o retorno dos investimentos que forem feitos na moeda que circula naquela região. 
Ver comentários
Saber mais euro dólar câmbio Draghi BCE
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio