Notícia
Draghi leva euro a recuar para mínimos de Agosto
A moeda europeia perdeu 2% em dois dias e esta manhã recuou até aos 1,10 dólares, o que representa o valor mais baixo desde 19 de Agosto de 2015. As palavras de Mario Draghi estão a pressionar o comportamento da moeda europeia.
Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu (BCE), indicou esta quinta-feira, 22 de Outubro, que a autoridade monetária está a equacionar avançar com mais medidas de estímulo à economia, o que está a pressionar a evolução do euro.
Por esta altura, a moeda europeia soma 0,02% para 1,1110 dólares. Porém, esta manhã, a divisa europeia recuou já 0,33% para os 1,1072 dólares, o valor mais baixo desde 19 de Agosto de 2015. Durante a sessão de ontem, o euro chegou a cair 2,11% para os 1,1100 dólares. Assim, em dois dias, a divisa europeia recuou em torno de 2%.
Mario Draghi apontou esta quinta-feira que "não estamos numa situação de esperar para ver, mas de trabalhar e avaliar". O líder da autoridade monetária resumiu assim o momento dentro do banco central, após a reunião de governadores que decorreu em Malta, da qual a principal decisão foi a de mandatar as equipas técnicas do BCE para estudarem todas as medidas de estímulo monetário possíveis.
"A intensidade e persistência dos factores que estão a atrasar o regresso da inflação a níveis abaixo, mas próximos de 2% no médio prazo requerem uma análise profunda", afirmou o presidente do BCE, acrescentando que "neste contexto, o nível de acomodação da política monetária terá de ser reavaliado na reunião de política monetária de Dezembro".