Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Clientes do Santander Totta impedidos de transaccionar bitcoin

O banco português não permite a transacção com as bolsas de moedas digitais, alegando que estas negoceiam produtos que não são regulados.

A bitcoin vai atingir um máximo histórico de 60.000 dólares em 2018, com uma capitalização de mercado acima de um bilião de dólares, uma vez que o surgimento do contrato de futuros para esta criptomoeda levou a uma onda de envolvimento por parte de investidores e fundos que se sentem mais confortáveis a negociar futuros do que a endossar fundos a bolsas de criptomoedas. No entanto, o fenómeno bitcoin irá “ficar sem tapete” conforme a Rússia e a China forem travando, e até mesmo proibindo, as moedas virtuais. Após o espectacular pico em 2018, a bitcoin irá colapsar e assomar-se a 2019 perto do seu “custo de produção” de 1.000 dólares.
reuters
12 de Janeiro de 2018 às 11:06
  • ...

Os clientes do Santander Totta estão impedidos de receber transferências em euros para as suas contas bancárias de valores provenientes de bolsas de moedas digitais. E também não conseguem efectuar pagamentos para estas bolsas que negoceiam bitcoin e outras moedas.

 

A notícia foi avançada hoje pelo DN/Dinheiro Vivo, que dá conta que a medida está em vigor desde finais do ano passado e tem gerado uma onda de críticas nas comunidades criptomoedas na internet e nas redes sociais, com investidores a procurar alternativas para poder retirar os seus investimentos de plataformas como a Coinbase e Bitstamp.

 

Segundo a Bitstamp, "o Banco Santander Totta não processa transferências com origem em negócios relacionados com bitcoin. Isto significa que qualquer transferência para o seu banco seria rejeitada e devolvida para a Bitstamp".

 

De acordo com o Eco, nas mensagens que transmitiu aos clientes, o Santander Totta justifica este procedimento com o facto de as bolsas de criptomoedas serem entidades que transaccionam produtos financeiros não regulamentados.

 

"Esclarecemos que a Coinbase é uma entidade que se dedica à compra e venda de moeda digital e o Banco Santander Totta não transacciona operações de moeda digital não regulamentada, pelo que as operações não serão executadas", justifica o banco na resposta ao cliente, que está a ser citada pelo jornal.

 

Segundo o DN/Dinheiro Vivo, o Banco CTT, o Novo Banco e a Caixa Geral de Depósitos confirmaram que os seus clientes podem fazer transferências normalmente.

Ver comentários
Saber mais bitcoin Coinbase Caixa Geral de Depósitos Bitstamp
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio