Notícia
Bitcoin atinge novo recorde e supera os 1.200 dólares
A moeda electrónica está cada vez mais próxima do preço do ouro. Esta sexta-feira, 24 de Fevereiro, registou uma subida de 4,7%.
A moeda electrónica bitcoin negociou esta sexta-feira, 24 de Fevereiro num novo recorde, superando a barreira dos 1.200 dólares e atenuando a diferença da moeda virtual em relação ao preço do ouro.
Segundo dados compilados pela Bloomberg e citados pelo Financial Times, a bitcoin subiu 4,7% para os 1.218,85 dólares (1.152,85 euros). Já o ouro mantém-se estável, com 1.250,19 dólares (1182,49 euros) por onça.
A última vez que o preço da bitcoin se aproximou tanto do do ouro foi em Novembro de 2013.
O preço da moeda electrónica tinha caído no início de Janeiro, depois do Banco Popular da China ter alertado os investidores para os riscos associados a esta divisa virtual. Em causa estão receios de que a bitcoin possa ser utilizada para contornar os controlos de capital estabelecidos no país.
A criptomoeda foi um dos activos que mais valorizaram durante o ano passado, com a "guerra mundial ao dinheiro" e os controlos de capital a tornarem a bitcoin numa alternativa viável, mesmo que arriscada, de investimento.
A contribuir para atrair a atenção dos investidores estava ainda a combinação entre a possibilidade de um aumento mais rápido dos juros nos Estados Unidos e a condição conquistada como refúgio alternativo perante a incerteza geopolítica.