Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bitcoin em máximos de três anos supera 1.000 dólares

Depois de mais do que ter duplicado de valor em 2016, a criptomoeda continua a apreciar. A guerra mundial ao dinheiro e os controlos de capital tornam a bitcoin numa alternativa viável, dizem analistas.

Bloomberg
02 de Janeiro de 2017 às 16:16
  • ...

A cotação da moeda virtual bitcoin ultrapassou, pela primeira vez em três anos, os 1.000 dólares. A barreira foi superada na noite deste domingo, 1 de Janeiro, quando a criptomoeda disparou 2,5% para 1.022 dólares.


Segundo a Reuters, este é o valor mais elevado desde Dezembro de 2013 para a divisa, depois de mais do que ter duplicado de valor durante o ano passado, apreciando 125% (em 2 de Janeiro de 2016, a moeda valia 433,55 dólares).


A moeda mantém-se esta segunda-feira acima dos 1.000 dólares, cotando em 1.024,38 dólares por cada unidade, na bolsa Bitstamp. O máximo histórico foi atingido no final de 2013, quando cotou nos 1.163 dólares.


"A guerra mundial ao dinheiro e os controlos de capital estão a tornar a bitcoin numa alternativa viável, mesmo que arriscada," afirmou o administrador da associação britânica de moeda digital, Paul Gordon, àquela agência noticiosa.


A contribuir para atrair a atenção dos investidores está ainda a combinação entre a possibilidade de um aumento mais rápido dos juros nos Estados Unidos e a condição conquista pela criptomoeda como um refúgio alternativo perante a incerteza geopolítica.


Além disso, a perda de valor de algumas moedas tradicionais, bem como a eliminação de designações mais elevadas devido à sua associação a criminalidade económica – como acontece na Índia, com a recolha de notas de 500 e mil rupias – e o estabelecimento de controlos de capitais tem também contribuído para estes ganhos.


Em Julho entram em vigor novas regras para a transferência de fundos a partir da China para o estrangeiro, que obrigam os bancos a notificar as autoridades da saída de mais de 10 mil dólares do país (cerca de 9.500 euros à cotação actual, quando antes o valor era de 27.500 euros) e as transacções em dinheiro superiores a 50 mil yuan (em torno de 6.800 euros à cotação actual). Medidas que a agência noticiosa estatal nega que constituam controlo de capitais e que o governo justifica com o combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.


A bitcoin, que tem vivido períodos de volatilidade ao longo da sua existência, vem conhecendo alguma maior estabilidade nos últimos dois anos, ainda que em algumas sessões tenha chegado a disparar 10% - movimentos não comparáveis com o comportamento da generalidade das moedas físicas.


A moeda é especialmente utilizada na realização de transacções rápidas e anónimas entre distintos pontos do globo, já que é feita por via electrónica e sem a supervisão de qualquer entidade reguladora central.

Ver comentários
Saber mais bitcoin Estados Unidos economia negócios e finanças mercado e câmbios finanças (geral) China
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio