Notícia
Qualcomm promove executivo que estava sob as atenções da Microsoft
A fabricante de chips promoveu o seu director operacional ao cargo de presidente executivo numa altura em que a Microsoft o considerava para suceder ao cargo de Steve Balmer na dona do Windows.
A Qualcomm nomeou Steve Mollenkopf para o cargo de presidente executivo, numa altura em que o executivo era um dos candidatos ao mesmo cargo na Microsoft, que está à procura de um sucessor para actual CEO Steve Balmer, segundo avançou a Bloomberg citando fontes próximas do processo de selecção.
Mollenkopf ocupava o cargo de director de operações (COO) na Qualcomm, empresa em que entrou como engenheiro em 1994, onde foi promovido até liderar o negócio de fabrico de chips. Sob a liderança da unidade que ocupou a partir de 2008, a Qualcomm comprou a QCT, em 2011, por 3,1 mil milhões de dólares (2,3 mil milhões de euros). Paul Jacobs, actual CEO da fabricante de micro chips, vai ascender a presidente do conselho de administrção.
“Ele ajudou a transformar a Qualcomm de uma simples fornecedora de chips numa líder do desenvolvimento de processadores para dispositivos móveis”, afirmou o analista da Recon Analytics, Roger Entner, à Bloomberg.
A fabricante norte-americana é líder do mercado de micro chips destinados a telemóveis de quarta geração (4G) e viu as suas vendas crescerem ao ritmo anual de 31% ao ano. Balmer irá abandonar a presidência da Microsoft num prazo de 12 meses a contar do dia 23 de Agosto, depois de ter assumido a presidência da empresa em Janeiro de 2000.