Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Haitong sobe avaliação da Altri para 4,7 euros à espera de lucros recorde

Melhores preços da pasta de papel, desvalorização do euro e a esperada redução de custos levam a Haitong a esperar melhores resultados da Altri este ano. Por isso, a casa de investimento reviu em alta a avaliação e continua a recomendar "comprar".

Miguel Baltazar/Negócios
23 de Outubro de 2015 às 11:13
  • 1
  • ...

A Haitong reviu em alta o preço-alvo da Altri de 4,30 para 4,70 euros, tendo mantido a recomendação de "comprar". Uma avaliação que atribui um potencial de subida de 9%, face à cotação actual. A justificar a melhoria está a perspectiva de lucros recorde pela empresa.

"Isto deve-se a alguns ajustamentos nos preços da pasta de papel, uma vez que já não prevemos uma queda do preço médio em 2016", refere Nuno Estácio, numa nota de análise divulgada esta sexta-feira, 23 de Outubro, a que o Negócios teve acesso. Ainda assim, aponta o analista da Haitong, "o preço médio esperado para 2016 é 3% abaixo dos actuais 810 dólares por tonelada", acrescentando que manteve "a perspectiva negativa para 2017, devido a um acrescer de capacidade na Indonésia".

Mas o especialista da casa de investimento detalha mesmo os pontos positivos que levaram à revisão em alta da avaliação. "O preço da pasta de papel está, actualmente, nos 810 dólares por tonelada, 10% acima em termos homólogos e 3% melhor face ao trimestre anterior", refere Nuno Estácio.

Além disso, acrescenta, "o par euro-dólar está 16% mais baixo face ao mesmo período do ano anterior e estável em termos trimestrais". "O que é positivo para as produtoras de papel europeias que vendem em dólares, mas têm a sua estrutura de custos em euros", explica o especialista.  Por fim, "esperamos uma queda dos custos de caixa, já que neste trimestre não haverá interrupções para manutenção".

"Conjuntamente, estes três factores-chave deverão contribuir para que a Altri alcance em 2015 um rácio de 18% entre os fluxos de caixa livres e o valor de mercado", conclui Nuno Estácio. E o especialista reconhece que "a margem de subida da Altri está a tornar-se limitada", mas aponta que "a dinâmica deverá continuar muito forte".

Foi também por estas razões que a Haitong reviu em alta o preço-alvo para a espanhola Ence, deita feita de 3,70 para 3,80 euros. Uma avaliação na qual, à semelhança da Altri, a casa de investimento manteve a recomendação de "comprar".

As acções da Altri estão a negociar em alta esta sexta-feira, ao valorizarem 1,96% para 4,319 euros. Já a Ence ganha 1,68% para 3,32 euros.

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.

Ver comentários
Saber mais Altri Haitong research casa de investimento pasta de papel avaliação preço-alvo euro dólar bolsa mercados
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio