Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Galp: CaixaBI destaca lucros acima do esperado e estratégia para “dividendos mais generosos”

Os analistas do CaixaBI acreditam que a estratégia apresentada no Capital Markets Day deverá permitir à gestão mais flexibilidade para seguir planos de crescimento ou ser mais generosa nos dividendos.

A Galp Energia é uma das empresas que recolhe a confiança dos gestores na bolsa lisboeta. Os fundos mantinham 7,5% do capital alocado na petrolífera, uma aposta que se tem revelado certeira. A empresa sobe mais de 13% na bolsa, em 2018.
Galp
21 de Fevereiro de 2017 às 19:04
  • ...

Os analistas do CaixaBI destacam que os resultados do quarto trimestre da Galp Energia, revelados esta terça-feira 21 de Fevereiro, ficaram em linha com o esperado ao nível do EBITDA e acima das estimativas no que respeita aos resultados líquidos. A petrolífera portuguesa fechou os últimos três meses do ano passado com lucros de 121 milhões de euros, quando o CaixaBI esperava um total de 109 milhões.

 

"Os resultados do último trimestre de 2016 acompanharam as nossas estimativas em termos de EBITDA, e foram superiores ao nível do resultado líquido", lê-se na nota de análise do CaixaBI. "O aumento da produção no Brasil continuou a suportar os resultados consolidados", com um menor contributo dos negócios de refinação e distribuição.

 

Esta terça-feira, a petrolífera realizou também o seu Capital Markets Day, em que fez a actualização estratégica da empresa que, segundo a unidade de investimento da CGD, segue o trajecto "dos últimos anos".

 

"Não houve surpresas nem alterações visíveis na estratégia de curto e médio prazo. A Galp tem a sorte de estar dotada de um portefólio promissor e ao mesmo tempo resiliente. Esses activos devem continuar a apresentar um crescimento de dois dígitos até ao final da década e a oferecer uma protecção significativa contra a queda nos preços do petróleo", sublinham os analistas.

 

Recordando que a Galp prevê uma descida do Capex e uma melhoria do EBITDA, o CaixaBI destaca que "um novo período de free cash flow positivo vai permitir à gestão ter mais flexibilidade para seguir estratégias de crescimento ou, na ausência de tais alternativas, ser mais generosa no que diz respeito aos dividendos".

 

Apesar da quebra dos lucros em 2016, face ao ano anterior, a Galp aumentou o dividendo para 50 cêntimos. Tendo em conta o conjunto do ano, os lucros da empresa liderada por Carlos Gomes da Silva desceram 24% para 483 milhões de euros.

 

O CaixaBI atribui às acções da Galp um preço-alvo de 13,80 euros, o que confere aos títulos um potencial de valorização de 1,8% face à cotação de fecho de hoje (as acções desceram 0,99% para 13,55 euros). A recomendação é "neutral". 

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.

Ver comentários
Saber mais Galp Energia Capital Markets Day Carlos Gomes da Silva CaixaBI
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio