Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Analistas: Angola ofuscou a actividade doméstica fraca do BPI

Os resultados do BPI superaram as estimativas dos analistas. Contudo, o destaque vai para Angola que conseguiu ofuscar a actividade doméstica fraca.

Bruno Simão/Negócios
27 de Outubro de 2016 às 10:38
  • ...
O BPI obteve lucros de 182,9 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano. O valor corresponde a um aumento de 21% em relação aos 151 milhões de euros registados no mesmo período do ano passado. A libertação de provisões ajudou. 
 
Os resultados apresentados pelo BPI ficaram "42% acima da estimativa" média dos analistas e "37% acima da nossa previsão de 56 milhões de euros para o trimestre", salienta o analista Carlos Cobo do Haitong. O que justificou esta diferença de resultados face à estimativa foram "provisões e imparidades significativamente mais baixas do que o esperado".
 
Excluindo as provisões e imparidades "os resultados ficaram em linha com as nossas estimativas para o terceiro trimestre", com os resultados a estarem 3% abaixo da previsão, o que é anulado por uma queda de 5% dos custos.
 
O analista do Haitong salienta, como positivo, o facto de o banco liderado por Fernando Ulrich ter chegado a Setembro com um rácio de capital CET 1 ‘fully implemented’ de 11,0%.
 
Por unidades de negócio, a actividade doméstica superou as estimativas, contudo esta diferença foi justificada pela quase ausência de provisões e imparidades, o que faz com que o Haitong desvalorize o facto de os números terem superado as estimativas. Excluindo as provisões, os lucros da actividade em Portugal "ficaram abaixo das estimativas com fracos números na maior parte das rubricas".
 
Já a actividade internacional superou em 75% as previsões, com os resultados antes de provisões a serem melhores do que o esperado, sublinha o Haitong.
 
A nota de análise do Haitong intitula-se mesmo "capital e Angola ofuscam uma tendência fraca da actividade doméstica".
 
"Temos uma leitura inicial positiva face ao desempenho significativo da margem financeira, que ficou acima das nossas estimativas (com destaque para Angola), à estabilização da base de custos recorrentes do banco e à melhoria da qualidade de activos, num contexto de descida muito acentuada do custo de risco de crédito (imparidades na conta de resultados) e de um rácio de capital CET 1 ‘fully implemented’ de 11,0%", realça o analista do CaixaBI André Rodrigues.
 
"Ainda assim, e como destacado na nota de ‘preview’ de resultados, é nosso entendimento que este conjunto de resultados não deverá ser um ‘driver’ relevante para o comportamento futuro das acções do banco em mercado", sublinha.
 
As acções do BPI estão a subir 0,09% para 1,131 euros, tendo chegado a ganhar 0,27% para 1,133 euros. Contudo, a oscilação das acções estará condicionada pelo valor da contrapartida oferecida pelo CaixaBank que é de 1,134 euros.

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro. 
Ver comentários
Saber mais BPI Fernando Ulrich Angola Portugal research CaixaBI Haitong
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio