Notícia
Wall Street corrige e termina em baixa
As bolsas norte-americanas corrigiram as recentes subidas, que tinham colocado o Standard & Poor’s 500 muito perto de um novo máximo histórico, depois de o Dow Jones já ter marcado nas últimas sessões os mais altos valores de sempre e também recordes de fecho.
A presidente da Reserva Federal norte-americana, Janet Yellen, disse na quinta-feira – no seu primeiro discurso após Donald Trump ter ganho as eleições presidenciais – que o banco central está perto de subir novamente as taxas de juro, uma vez que a economia dos EUA continua a ganhar tracção.
Estas afirmações sustentaram Wall Street na sessão de ontem e continuam a animar os investidores na abertura desta sexta-feira, já que se intensificou a especulação de que a Fed poderá aumentar os juros directores já em Dezembro – as probabilidades médias apontadas pelos analistas são de 96%, contra 80% antes das eleições presidenciais – o que animará ainda mais a banca.
No entanto, com o passar do dia, o entusiasmo foi passando e os investidores preferiram corrigir as recentes subidas, tendo Wall Street fechado com ligeiras perdas.
O S&P 500, que chegou hoje a estar a apenas dois pontos do seu recorde de sempre, marcado a 15 de Agosto nos 2.193,81 pontos, encerrou a ceder 0,20% para 2.182 pontos.
Também o índice industrial Dow Jones fechou em terreno ligeiramente negativo, com um recuo de 0,19% para 18.867,93 pontos. O seu máximo histórico, atingido na segunda-feira, 14 de Novembro, está nos 18.934,05 pontos.
O tecnológico Nasdaq Composite, por seu lado, desvalorizou 0,23% para se fixar nos 5.321,51 pontos.
Os investidores estão convictos de que Yellen optará por uma política monetária mais apertada, já que Donald Trump pretende estimular os gastos – o que aumentará a inflação.
A especulação de que a Administração Trump levará a cabo estímulos orçamentais tem ajudado a puxar pelos títulos dos sectores que são percepcionados como beneficiando do crescimento económico, como é o caso dos títulos industriais, das farmacêuticas e da banca.
Na sessão de hoje, destaque do lado dos ganhos para a Salesforce.com, que disparou depois de ter apresentado estimativas bastante optimistas para as vendas do quarto trimestre.
Do lado das perdas, a Gap evidenciou-se com um forte mergulho de 16% devido aos resultados trimestrais – que foram considerados decepcionantes.