Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Regulador de Hong Kong investiga queda da Hanergy

Li Hejun, presidente da eléctrica, tinha afastado os rumores de que o regulador estaria a investigar o sucedido com a empresa em bolsa. Mas, agora, confirma-se que o colapso das acções está na mira das autoridades.

Bloomberg
28 de Maio de 2015 às 11:25
  • 1
  • ...

O regulador do mercado de capitais de Hong Kong confirma que está a investigar a forte queda registada pela Hanergy Thin Film Power Group, empresa que em menos de meia hora perdeu metade do valor. A confirmação surge pouco tempo depois de o presidente da eléctrica ter colocado de parte a existência de qualquer escrutínio por parte das autoridades a um colapso bolsista de muitos milhares de milhões de dólares.

 

"Foi activada, e está a decorrer, uma investigação formal à Hanergy Thin Film Power Group", afirmou a Securities & Futures Commission, o regulador da bolsa de Hong Kong, num comunicado citado pela Bloomberg. A confirmação da operação é vista como rara por parte do regulador que só tende a fazer estas comunicações quando é apresentada uma acusação formal por crimes de mercado.

 

A comunicação da Securities & Futures Commission surge apenas algumas horas depois de Li Hejun, o fundador e maior accionista da Hanergy, ter concedido uma entrevista em que afirmava não ter conhecimento de qualquer investigação relativamente à queda registada pelas acções da empresa. E disse mesmo que se estivesse a haver qualquer investigação, ele saberia.

 

A investigação incide sobre o que terá acontecido com as acções da Hanergy. Em 24 minutos a empresa perdeu 18,6 mil milhões do seu valor, sem haver uma explicação para o sucedido. A queda ocorreu depois de a assembleia geral da Hanergy ter sido suspensa por não ter contado com a presença do "chairman" e principal accionista, Li Hejun. Soube-se posteriormente que Hejun reforçou a aposta na queda dos títulos antes da queda de quase 50%.

Ver comentários
Saber mais Hong Kong Hanergy Thin Film Power Group Securities & Futures queda acções energia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio