Notícia
Governo prepara fim progressivo da publicidade na RTP
A publicidade valeu 21,7 millhões de euros em 2023. Fim progresssivo será uma das medidas do plano de apoio aos media.
O Governo prepara-se para avançar com o fim progressivo da publicidade na RTP, provavelmente no prazo de três anos, noticia, esta segunda-feira, o Eco, citando duas fontes conhecedoras do dossiê.
A medida consta do plano de apoio aos media que tem a intervenção nos meios públicos - grupo RTP, que inclui a rádio pública, e a Agência Lusa - como um dos quatro eixos e que, segundo a publicação económica, deve ser aprovado já esta segunda-feira em Conselho de Ministros.
A RTP fechou 2023 com um resultado líquido de 2,5 milhões de euros, que compara com os 767 mil euros que lucrou em 2022. As receitas situaram-se nos 235,1 milhões de euros, um crescimento de 2% em relação ao ano anterior. Desses, 190,1 milhões provêm da Contribuição Audiovisual (+2,7%) e 45 milhões de receitas comerciais totais que, no total, diminuíram 1,2%. A publicidade líquida — que resulta de um espaço de seis minutos por hora, metade do espaço disponível nas privadas — situou-se nos 21,7 milhões de euros, mais 361 mil euros do que no ano anterior.