Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Depois da Hanergy, agora Goldin. Títulos afundaram mais de 60%

Ontem as acções da Hanergy Thin Film Power foram suspensas depois de tombarem mais de 47%, esta quinta-feira as acções da Goldin Financial recuaram mais de 60% na bolsa de Hong Kong.

Bloomberg
21 de Maio de 2015 às 08:27
  • 2
  • ...

Esta quarta-feira, a Hanergy Thin Film Power, uma empresa chinesa que produz painéis solares, foi notícia nos mercados pelo facto das suas acções terem caído mais de 47%, o que levou a empresa a pedir a suspensão da negociação dos títulos, estando pendente um anúncio "contendo informação privilegiada", algo que ainda não terá acontecido. Esta quinta-feira, 21 de Maio, os títulos continuaram suspensos. A Reuters escreve hoje, citando uma fonte, que a Hanergy estará a ser investigada pelo regulador de Hong Kong. Mas outras empresas chinesas e que negoceiam na praça de Hong Kong estão a captar a atenção do mercado: como o grupo Goldin.

 

Segundo a Bloomberg, a Goldin Financial Holdings (uma sociedade de investimento) recuou 62% - a queda mais profunda desde que os títulos começaram a negociar em bolsa, em 1992. Esta queda retirou à empresa cerca de 13 mil milhões de dólares ao seu valor de mercado. E a Goldin Properties Holdings (uma empresa que se dedica ao investimento nomeadamente em hotéis) desceu 61%, retirando 4,6 mil milhões de dólares. Ambas as empresas são controladas pelo bilionário chinês Pan Sutong. Não existe uma explicação, para já, para esta queda das acções, segundo a agência de informação norte-americana. Ainda assim, Nick Cheng, da Liquid Capital Markets, em Hong Kong, afirmou à Bloomberg que se trata do "efeito de contágio". Os investidores "estão a acelerar para lucrar e todos subitamente correm para a saída" do título apontou Nick Cheng acrescentando que a volatilidade "vai prejudicar a confiança dos investidores".

 

Antes deste comportamento, as duas empresas do grupo Goldin tinham já disparado mais de 300% em 2015, registando os ganhos mais elevados no Hang Seng Composite Index, de Hong Kong. Entre as semelhanças entre a Hanergy Thin Film Power e o grupo Goldin, além das quedas expressivas, há o facto de ambas as companhias serem controladas por um único bilionário. No caso da Hanergy é Li Hejun, que faltou à assembleia-geral anual agendada para ontem em Hong Kong o que causou alguma estranheza ao mercado, e no grupo Goldin é Pan Sutong.

 

O grupo Goldin desconhece os motivos que estão a levar a este comportamento. Segundo o Financial Times (FT), as duas empresas "confirmam que não estão cientes de nenhuma razão para estes movimentos" nem têm nenhuma informação para comunicar ao mercado.

 

O jornal britânico avança ainda que a Comissão de Valores e de Futuros (Securities and Futures Commission em inglês), alertou em meados de Março para o facto de as acções da Goldin Financial "poderem flutuar de forma substancial" devido à elevada concentração de donos. Apenas 20 accionistas detêm cerca de 99% das acções da empresa. Pan Sutong tem uma participação de 70,3%.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio