Notícia
Queda dos preços do petróleo arrasta Wall Street
O S&P 500 e o Dow Jones encerraram no vermelho, depois de na sexta-feira terem marcado recordes de fecho. Já o tecnológico Nasdaq conseguiu escapar à tendência negativa desta segunda-feira.
O índice industrial Dow Jones encerrou a ceder 0,14%, fixando-se nos 17.366,11 pontos, e o S&P 500 recuou 0,09% para 2.017,66 pontos. Apesar destas descidas, mantêm-se em níveis muito próximos dos máximos históricos.
O índice tecnológico Nasdaq Composite, por seu lado, valorizou 0,18%, a negociar nos 4.638,90 pontos. Tratou-se do nível mais alto desde Março de 2000, altura em que rebentou a bolha das dot.com.
As praças norte-americanas estiveram a ser sobretudo penalizadas pelo desempenho negativo dos títulos ligados à energia, numa sessão em que uma vez mais as cotações do petróleo continuaram a perder terreno – hoje devido especialmente ao facto de a Arábia Saudita ter dito que irá reduzir o preço do crude exportado para os Estados Unidos.
"O mercado estava a negociar num bom intervalo até que os preços do crude começaram a cair mais fortemente devido ao anúncio da Arábia Saudita de que vai aliviar os preços nos EUA", comentou à Bloomberg um estratega do Williams Capital Group, Stephen Carl.
Os títulos das empresas ligadas à energia foram os mais penalizados, com destaque para a Diamond Offshore Drilling (-7,96%), a TransOcean (-3,22%) e a Noble Energy (-3,04%).