Notícia
Abertura de mercados: Bolsa do Japão em alta e petróleo em queda
A autoridade monetária inicia esta terça-feira a supervisão directa de 120 bancos do euro que detêm em conjunto mais de 80% dos activos da região. Nos mercados destaque para a subida da bolsa do Japão e queda da cotação do petróleo.
O Banco Central Europeu (BCE) vai dar início à supervisão aos bancos da Zona Euro esta terça-feira, 4 de Novembro. A autoridade monetária - através do Mecanismo Único de Supervisão - vai passar a monitorizar directamente 120 bancos do euro que detêm em conjunto mais de 80% dos activos da região. No entanto, as entidades nacionais, à semelhança do Banco de Portugal, mantém algumas competências na fiscalização do sector.
"Isto marca o maior passo na integração económica europeia desde a criação do euro", disse hoje Benoit Coeure, membro da Comissão Executiva do BCE. "Estamos prontos para este passo, mas também temos a noção da responsabilidade adicional que temos pela frente".
Os mercados também vão estar atentos à divulgação das previsões económicas de Outuno da Comissão Europeia, em que são reveladas as estimativas para o crescimento, desemprego, inflação e défice para os países da União Europeia em 2014 e 2015.
Na Ásia, as bolsas japonesas continuam a reagir positivamente aos estímulos anunciados pelo Banco do Japão. O índice Nikkei ganhou 2,73% e o Topix subiu 2,63%.
Nos mercados petrolíferos, o barril em Nova Iorque está a cair 0,86% para 78,10 dólares, depois da Arábia Saudita reduzir os preços nas exportações para os Estados Unidos. Em Londres, o barril está a descer 1,03% para 83,91 dólares.
As reservas norte-americanas aumentaram em 1,9 milhões de barris na última semana, o nível mais elevado em quatro meses, com o país a registar a produção mais elevada no espaço de três décadas. O barril de West Texas Intermediate - a referência para os Estados Unidos - fechou assim no nível mais baixo desde Junho de 2012.
Já nos mercados cambiais, o euro está a subir 0,21% para 1,2508 dólares.