Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PSI-20 volta a subir com impulso da banca e retalho

A bolsa nacional voltou para terreno positivo, impulsionada pelos ganhos superiores a 3% do BCP e Jerónimo Martins. As praças europeias também seguem em alta, negociando em máximos de sete anos.

Miguel Baltazar/Negócios
19 de Janeiro de 2015 às 15:20
  • ...

A bolsa nacional, que já esteve a negociar em terreno negativo, voltou aos ganhos, com o PSI-20 a subir 0,45% para 5.041,49 pontos. Das 18 empresas que compõem o índice, 10 estão em alta e oito em queda.

 

A tendência também é de ganhos entre as principais praças europeias, que negoceiam em alta pela terceira sessão consecutiva, impulsionadas pela expectativa de que o BCE anuncie novas medidas de estímulo já esta quinta-feira (22 de Janeiro). O índice de referência para a Europa, o Stoxx600, negoceia em máximos de Janeiro de 2008, com uma subida de 0,66%.

 

Por cá, banca e retalho são os sectores que mais impulsionam o PSI-20. No sector financeiro, destaque para o BCP que valoriza 3,54% para 7 cêntimos depois de, na sexta-feira, o CaixaBI ter aumentado o preço-alvo das acções para os 14 cêntimos com recomendação de "comprar". No mesmo dia, também os analistas do Deutsche Bank (DB) melhoraram a recomendação do BCP de "manter" ("hold") para "comprar" ("buy"). Já o preço alvo do BCP foi reduzido de 9 para 8,6 cêntimos.

 

No caso do BPI, a CaixaBI reduziu o preço-alvo para 1,25 euros e mudou a recomendação de "comprar" ("buy") para "manter" ("hold"). Já o Deutsche Bank manteve a recomendação do BPI em "vender" ("sell") e reduziu o preço-alvo de um euro para 0,70 euros.

 

O banco liderado por Fernando Ulrich sobe 0,56% para 89,5 cêntimos enquanto o Banif avança 3,39% para 0,61 cêntimos.

 

No retalho, a Jerónimo Martins soma 3,08% para 9,411 euros e a Sonae valoriza 1,72% para 1,121 euros.

 

Por outro lado, a evitar maiores ganhos do PSI-20 está, sobretudo a PT SGPS e a Galp Energia. A PT SGPS desce 7,81% para 59 cêntimos, depois de já ter afundado quase 11% para o novo mínimo histórico de 57 cêntimos.

 

Esta quinta-feira serão retomados os trabalhos da assembleia-geral que deverá decidir a venda da PT Portugal aos franceses da Altice, depois de terem sido suspensos por dez dias, a 12 de Janeiro.

 

Outra cotada que está a contribuir para a queda do PSI-20 é a Galp Energia, que desvaloriza 2,2% para 8,748 euros, acompanhando a descida do petróleo nos mercados internacionais. O Brent e o crude de Nova Iorque caem mais de 1% para negociar, esta segunda-feira, na casa dos 49 e 47 dólares, respectivamente.

Ver comentários
Saber mais BCE Europa BCP mercado e câmbios bolsa BPI Fernando Ulrich economia negócios e finanças PSI-20
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio