Notícia
Procura de ações da bolsa de Angola superou oferta em 778%
Venda de 30% do capital da Bodiva gerou um encaixe de 2,6 milhões de euros.
A privatização de 30% do capital da Bodiva (Bolsa de Valores e Derivados de Angola) rendeu ao Estado 2,6 milhões de euros. O êxito desta oferta pública de venda (OPV) é atestado pelo facto de a procura por ações ter superado a oferta em 778,94%.
Caso a procura tivesse sido integralmente satisfeita, o encaixe teria sido ligeiramente superior a 20 milhões de dólares.
A OPV realizou-se entre 19 de novembro e 6 de dezembro e os resultados desta dispersão de capital foral tornadas publicados esta segunda-feira, dia 9.
No total foram dadas 2.755 ordens de subscrição e, destas, foram satisfeitas 2.198, passando agora a Bodiva a ter 1.869 novos acionistas. Os títulos da sociedade gestora da bolsa angolana foram já admitidos à negociação.
Walter Pacheco, presidente da comissão executiva da Bodiva, diz em comunicado que "os resultados obtidos nesta OPV demonstram a crescente confiança no mercado de capitais angolano e refletem a maturidade" da bolsa angolana.
"Este é um marco importante para a Bodiva, e para o mercado financeiro de Angola, e representa um passo relevante na nossa missão de promover a transparência e a democratização do acesso ao mercado de capitais", acrescenta Walter Pacheco.