Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Política fiscal e indicador económico impulsionam acções do Japão

As acções japonesas estão a negociar em alta num dia em que o primeiro-ministro do país decidiu avançar com um imposto sobre as vendas, tal como anunciara, e após o banco central do país ter divulgado a evolução favorável dum indicador para a economia.

Bolsas asiáticas sobem e recuperam de mínimos de quase um mês
01 de Outubro de 2013 às 08:02
  • ...

As acções da região da Ásia e Pacífico estão a negociar em alta e o índice japonês Nikkei 225 avança 0,20% para 14.484,72 pontos. Já o Topix deprecia 0,06% para 1.193,44 pontos.

 

A valorização das acções do Japão ocorre num dia em que o primeiro-ministro Shinzo Abe anunciou que o país vai aumentar os impostos sobre as vendas, confirmando um anúncio anterior. A decisão do primeiro-ministro é a primeira subida do imposto sobre as vendas desde 1997. Ainda assim, os ganhos das acções foram contidos pela crise orçamental a decorrer nos Estados Unidos da América (EUA).

 

“As acções estão a subir depois de Shinzo Abe ter demonstrado a sua capacidade de liderança com a decisão do imposto sobre as vendas, removendo um factor de incerteza”, afirmou o estratega do Sumitomo Mitsui, Ayako Será, à Bloombreg. “Mas não creio que a reacção vá durar muito já que a subida era esperado. Uma questão mais importante são os Estados Unidos”, concluiu.

 

O Banco do Japão anunciou o indicador trimestral Tankan para a indústria que aumentou 12 pontos, em Setembro, saldando-se no nível mais elevado desde 2007 e superando o crescimento de sete pontos previsto pelos economistas inquiridos pela Bloomberg.

 

O índice de referência MSCI Ásia – Pacífico ascende 0,3% para 138,96 pontos, três dos 10 sectores representados no índice a perderem território.

 

A contrariar a confiança dos investidores está a crise orçamental que desenrola nos Estados Unidos com os partidos Republicano e Democrata a não chegarem a um acordo que permitisse manter o financiamento público.

Ver comentários
Saber mais Japão bolsa acções mercados Ásia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio