Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Pokémon Go dá ganhos de 120% às acções da Nintendo

Enquanto milhões tentam apanhar Pokémons com os telemóveis, na bolsa de Tóquio os investidores andam à caça de acções da Nintendo. A empresa ultrapassou a Sony na lista das mais valiosas.

Reuters
19 de Julho de 2016 às 11:48
  • ...

A febre do Pokémon Go contagiou as acções da Nintendo. Os títulos da empresa japonesa disparam 120% desde 6 de Julho, com o valor de mercado da cotada a subir de 20 mil milhões para 42,4 mil milhões de dólares (38,3 mil milhões de euros). Esta terça-feira, 19 de Julho, os títulos valorizaram mais 14,36% para 31.770 ienes (272 euros). E o interesse na empresa que lançou o jogo de realidade aumentada é tal, que a Nintendo bateu o recorde do número de acções negociadas por uma empresa na bolsa de Tóquio.

A escalada das acções da Nintendo permitiu à empresa superar rivais como a Sony e como a Electronic Arts na lista das mais valiosas. A Sony está avaliada pelo mercado em 38,5 mil milhões de dólares, enquanto a Electronic Arts negoceia avaliada em 23,6 mil milhões de dólares. Já outra das empresas do sector de videojogos, a Activision Blizzard, tem uma capitalização bolsista de 31,2 mil milhões de dólares.

Apesar da caça aos Pokémons ter-se traduzido também numa caça às acções da Nintendo, os analistas recomendam cautela com as acções da empresa. O Deustche Bank, por exemplo, cortou a recomendação para os títulos de "comprar" para "manter", segundo a Bloomberg. No entanto, elevou o preço-alvo de 23.600 para 30.000 ienes. Mesmo com a subida, a avaliação está 5% abaixo da cotação actual.

Os analistas do banco alemão elogiam o sucesso de Pokémon Go, classificando-o como "um fenómeno genuíno". Mas alertam que o preço actual das acções implica um desempenho operacional e financeiro que será difícil de atingir. Para que as acções continuem a subir, o banco alemão defende que a Nintendo tem de conseguir monetizar o Pokémon Go em níveis acima do estimado pelo mercado. Para superar essas expectativas, a criadora da aplicação conta angariar contratos publicitários com empresas que queiram utilizar os Pokémons para atrair clientes para as suas lojas físicas.

Outro factor no radar dos investidores é a recepção do mercado japonês à aplicação do Pokémon Go. Apesar de já ter sido lançado nos mercados norte-americano e europeu, a Nintendo ainda não disponibilizou o jogo no mercado nipónico. Segundo o TechCrunch isso poderá ocorrer já esta quarta-feira.

Ver comentários
Saber mais Nintendo Sony Electronic Arts Activision Blizzard Deustche Bank Pokémon Go Bolsa videojogos entretenimento
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio