Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Pode a febre dos Pokémon ter sobreaquecido a Nintendo?

A febre do Pokémon Go provocou uma caça às acções da Nintendo na bolsa de Tóquio. A empresa valorizou 120% em menos de duas semanas e já ultrapassou a Sony, fabricante da PlayStation, em valor de mercado.

Reuters
19 de Julho de 2016 às 20:00
  • ...

Se nas ruas todos parecem querer apanhar Pokémons com os telemóveis, na bolsa de Tóquio todos aparentam querer apanhar acções da Nintendo. Os títulos da empresa de videojogos mais que duplicaram de valor desde o lançamento da aplicação nos EUA, a 7 de Julho. A empresa chegou mesmo a bater o recorde de títulos negociados num dia na bolsa japonesa. O sucesso do Pokémon Go já deu 20,4 mil milhões de euros de valor de mercado à Nintendo. Este ganho é equivalente à capitalização conjunta da EDP e da Galp. 

A Nintendo está agora avaliada pelo mercado em 38,5 mil milhões de euros (4,5 biliões de ienes), mais que a rival Sony, a fabricante da PlayStation, que tem uma capitalização de 35 mil milhões. A "Pokémania" também permitiu à empresa ultrapassara em valor de mercado rivais como a Electronic Arts e a Activision Blizzard.

Mas os analistas desconfiam da euforia. O UBS referiu num relatório, citado pela Bloomberg,  que "é difícil de explicar" a subida do valor de mercado da Nintendo.  E recomenda "vender" as acções com um preço-alvo de 15.000 ienes, 53% abaixo da cotação da Nintendo desta terça-feira, que se situava em 31.770 ienes.

Também o Deutsche Bank defendeu numa nota a clientes, que  o preço actual das acções implica um desempenho operacional e financeiro que será difícil de atingir. Ainda assim, reconhece que o jogo de realidade aumentada é um "fenómeno genuíno". O banco alemão avalia as acções da Nintendo em 30.000 ienes.

Já o JPMorgan referia numa nota de 11 de Julho que apesar da subida das acções, no médio prazo os investidores iriam reavaliar o potencial do Pokemón Go para a Nintendo. Apesar de destacar pela positiva o reforço da marca e o regresso de utilizadores inactivos, avalia as acções de 20.000 ienes.

Rentabilizar

Apesar da relutância dos analistas, os investidores dão sinais de confiança no impacto do Pokemón Go no valor da Nintendo. E a empresa tem alguns truques na manga para rentabilizar a aplicação. Além de ainda não ter lançado a "app" no Japão,  conta angariar contratos publicitários com empresas que queiram utilizar os Pokémons para atrair clientes para as suas lojas físicas. E irá lançar o Pokémon Go Plus, uma espécie de relógio que permite detectar Pokémons sem estar a olhar para o telemóvel.



Ver comentários
Saber mais Pokémon Nintendo bolsa Sony PlayStation
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio