Notícia
Pokémons voltaram a casa: o Japão
Depois de avanços e recuos, o Pokémon Go chegou finalmente ao Japão. É um regresso à terra-natal onde estes desenhos animados surgiram na década de 1990. E vem com uma parceria com a cadeia McDonald's.
O jogo de realidade aumentada Pokémon Go chegou "finalmente" ao Japão. O anúncio foi feito esta sexta-feira, 22 de Julho, pela Niantic, empresa que criou o jogo com a autorização da Nintendo.
As personagens criadas por Satoshi Tajiri na década de 1990 regressam assim à sua terra natal após muita insistência. O jogo Pokémon Go foi lançado pela primeira vez a 6 de Julho nos Estados Unidos da América, permitindo caçar estes monstros digitais através da câmara do telemóvel.
O lançamento nipónico não vem sozinho: há um acordo de patrocínio da McDonald's. Mais de três mil restaurantes do país serão transformados em "ginásios", locais onde os jogadores podem colocar os seus pokémons a combater entre si.
Todavia, a cadeia de hambúrgueres já veio dizer que vai lembrar os "treinadores" para não se tornarem um incómodo para os clientes que só querem comer.
O Pokémon Go esteve para ser lançado na passada terça-feira, 19 de Julho, no Japão. Receios com a capacidade dos servidores e alertas de problemas de segurança do governo japonês – preocupado com multidões a caçar pokémons em centros urbanos como Tóquio – acabaram por adiar o lançamento.
As autoridades japoneses já prepararam um guia com nove medidas de segurança para os jogadores. Uma das dicas é registarem-se no jogo com nomes diferentes da realidade. Outra é levarem sempre consigo baterias extra.
??????????????????????????????????????????!#????GO pic.twitter.com/zhCYfFRzOa
— Pokemon Go Japan (@Pokemon_GoJapan) July 21, 2016
Eleva-se para quatro dezenas o número de países onde o fenómeno já está disponível. Portugal está na lista há uma semana e já registou mais de um milhão de "downloads". Têm sido diversificados os sectores a utilizar o sucesso dos pokémons na sua comunicação digital.
E há mesmo quem procure fazer uns trocos a caçar os monstros ou a chocar os seus ovos (isto é, caminhando vários quilómetros). A plataforma de classificados OLX diz já ter recebido mais de 450 anúncios relacionados com o Pokémon Go em apenas uma semana.Continuam também a multiplicar-se as situações caricatas associadas ao jogo. Uma delas protagonizada por um jornalista durante uma conferência de imprensa.
O porta-voz do Departamento de Estado norte-americano John Kirby reparou que o repórter estava distraído durante uma apresentação sobre estratégias de luta contra o terrorismo do Estado Islâmico.
"Está a jogar aquilo do Pokémon aí, não está?", perguntou Kirby. "Só estou a dar uma olhadela", respondeu o repórter.
(Notícia actualizada às 12:20 com mais informação)