Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Mota-Engil dispara mais de 10% após investimento da Ardian

As acções da Mota-Engil estão a reagir ao anúncio de que a Ardian vai investir 300 milhões de euros, no âmbito de uma parceria com a Ascendi, empresa detida em 60% pela Mota-Engil que gere auto-estradas em Portugal.

Bruno Simão/Negócios
01 de Junho de 2015 às 08:59
  • 5
  • ...

As acções da Mota-Engil estão a subir 8,65% para 2,651 euros, regressando assim a terreno positivo no acumulado do ano, ainda que os ganhos sejam muito ligeiros (0,11%). Os títulos chegaram a subir mais de 10% para 2,687 euros, a beneficiar das notícias sobre o investimento da Ardian.

A firma de "private equity" vai constituir uma parceria com a Ascendi, empresa detida em 60% pela Mota-Engil que gere auto-estradas em Portugal. O objectivo passa por investir 300 milhões de euros.

 

No âmbito desta parceria, será constituída uma nova empresa, detida em 50% pela Ascendi e pela Ardian, que passará a deter as participações da Ascendi em cinco concessões de auto-estradas.   São elas a Auto-Estradas da Grande Lisboa (65,97%), Auto-Estradas do Grande Porto (80,2%), Auto-Estradas do Norte (74,87%), Auto-Estradas da Costa de Prata (80,2%) e Auto-Estradas das Beiras Litoral e Alta (80,2%). De fora deste acordo ficam as posições que a Ascendi detém Subconcessão Douro Interior (80,75%) e na Subconcessão Pinhal Interior (8,09%).

 

Os analistas do BPI realçam que, considerando este negócio na avaliação das empresas envolvidas, subiriam a avaliação da Ascendi "em 160 milhões de euros" e em "96 milhões a Mota-Engil", o que "representa 0,47 euros por acção no nosso preço-alvo". Os analistas demonstram alguma cautela em relação a esta operação, partindo de bases "muito conservadoras devido à falta de informação."

Ver comentários
Saber mais Mota-Engil Ardian auto-estradas bolsa mercados
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio