Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Mota-Engil ganha quase 6% após investimento de 300 milhões da Ardian

O grupo liderado por Gonçalo Moura Martins chegou a valorizar mais de 10% durante a sessão depois de anunciado o investimento da empresa de private-equity na Ascendi.

Bruno Simão/Negócios
01 de Junho de 2015 às 17:28
  • 5
  • ...
A Mota-Engil fechou hoje a subir quase 6% impulsionada pelo negócio com a Ardian, empresa europeia de private equity. O grupo liderado por Gonçalo Moura Martins fechou a valorizar 5,90% para 2,584 euros esta segunda-feira, 1 de Junho.

Os ganhos da Mota-Engil acontecem depois de anunciar no domingo que a sua participada Ascendi vai constituir uma parceria com a Ardian. A empresa vai assim investir 300 milhões de euros na parceria com a Ascendi, participada em 60% pela Mota-Engil e que gere auto-estradas em Portugal.

O objectivo deste acordo é desenvolver "parte da rede de auto-estradas geridas pela Ascendi em Portugal", disse a empresa em comunicado.

Desta forma, será constituída uma nova empresa, detida em 50% pela Ascendi e pela Ardian, que vai passar a deter as cinco participações da Ascendi em cinco concessões de auto-estradas.

A empresa de private-equity tem actualmente mais de 50 mil milhões de dólares de activos sob gestão ou aconselhamento.

Com esta operação, a Mota-Engil registou uma valorização acima de 10% durante a sessão desta segunda-feira. Esta foi a maior valorização desde 3 de Fevereiro, sessão em que a Mota-Engil subiu mais de 10%.

Ao analisar o negócio, os analistas do BPI apontam que esta operação poderá ter um impacto positivo de 160 milhões de euros na avaliação na Ascendi e de 96 milhões de euros na avaliação da Mota-Engil, o que "representa 0,47 euros por acção" no preço-alvo estabelecido pela casa de investimento.

Os analistas sublinham, todavia, que as suas estimativas são muito conservadoras, devido à "falta de informação disponível".
Ver comentários
Saber mais Mota-Engil Gonçalo Moura Martins Portugal economia negócios e finanças ardian auto-estradas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio