Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ardian investe 300 milhões nas auto-estradas da Mota-Engil

A firma de "private equity" vai constituir uma parceria com a Ascendi, empresa detida em 60% pela Mota-Engil que gere auto-estradas em Portugal. O objectivo passa por investir 300 milhões de euros.

Bruno Simão/Negócios
31 de Maio de 2015 às 22:30
  • 3
  • ...

A Mota-Engil anunciou este domingo que a sua participada Ascendi vai constituir uma parceria com a Ardian, firma de private-equity europeia que tem nas infra-estruturas um dos seus principais focos de investimento.

Num curto comunicado enviado à CMVM, a empresa liderada por Gonçalo Moura Martins diz que a Ascendi e a "Ardian chegaram a acordo para o estabelecimento de uma parceria para o desenvolvimento de parte da rede de auto-estradas geridas pela Ascendi em Portugal".

 

No âmbito desta parceria, será constituída uma nova empresa, detida em 50% pela Ascendi e pela Ardian, que passará a deter as participações da Ascendi em cinco concessões de auto-estradas.

São elas a Auto-Estradas da Grande Lisboa (65,97%), Auto-Estradas do Grande Porto (80,2%), Auto-Estradas do Norte (74,87%), Auto-Estradas da Costa de Prata (80,2%) e Auto-Estradas das Beiras Litoral e Alta (80,2%). De fora deste acordo ficam as posições que a Ascendi detém Subconcessão Douro Interior (80,75%) e na Subconcessão Pinhal Interior (8,09%).

 

De acordo com o comunicado da Mota-Engil, a "Ardian investirá 300 milhões de euros na parceria, cuja concretização depende da obtenção das diversas autorizações por parte dos concedentes e financiadores".

 

A Mota-Engil detém 60% do capital da Ascendi, sendo que entre os restantes accionistas desta empresa destacam-se a ES Concessões, do Novo Banco, que controla cerca de 29%.

 

O Negócios tinha noticiado no ano passado que eram vários os  fundos de infra-estruturas interessados em comprar a posição do Novo Banco na Ascendi. Contudo, este negócio entre a Ascendi e a Ardiam não envolverá o Novo Banco.

A Ardian é uma firma de private-equity que tem actualmente mais de 50 mil milhões de dólares de activos sob gestão ou aconselhamento. Esta empresa estava incorporada no grupo AXA, tendo mesmo a denominação de AXA Private Equity, mas ficou independente em 2013, altura em que mudou de nome para Ardian.

A firma tem quatro grandes áreas de actuação: fundos de fundos, fundos, infra-estruturas e dívida corportativa. Na divisão de infra-estruturas, onde deverá ficar incluído este investimento na Ascendi, os activos sob gestão ascendem a 5 mil milhões de dólares.

 

Ver comentários
Saber mais Mota-Engil CMVM Gonçalo Moura Martins Grande Lisboa Grande Porto Costa de Prata Beiras Litoral Novo Banco Private Equity
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio