Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Mota-Engil dispara 5% com perspectiva de quadruplicação dos lucros

Os analistas dos CaixaBI emitiram uma nota onde estimam que a Mota-Engil tenha registado lucros de 86 milhões de euros no ano passado. A confirmar-se, este valor é quatro vezes superior aos resultados líquidos reportados em 2015.

Bruno Simão/Negócios
  • 3
  • ...

As acções da Mota-Engil estão a disparar na bolsa de Lisboa, depois de o CaixaBi ter divulgado uma nota onde antecipa que os lucros terão aumentado mais de quatro vezes. Por esta altura, a empresa lidera por Gonçalo Moura Martins dispara 4,62% para 1,789 euros. No entanto, durante esta primeira hora de negociação, o título já avançou 5,03% para 1,796 euros (o valor mais elevado desde 14 de Março). Com esta valorização superior a 5%, a construtora regista a melhor sessão em quase duas semanas.

A liquidez do título está ligeiramente acima da média diária dos últimos seis meses. Trocaram já de mãos mais de 311 mil acções e a média diária é acima dos 308 mil títulos. A Mota-Engil tem uma capitalização bolsista de 423 milhões de euros. Desde o início do ano, a cotada já ganha 10,62%.


Mota-Engil deverá anunciar na próxima terça-feira, 28 de Março, que fechou 2016 com resultados líquidos de 86 milhões de euros, um valor mais de quatro vezes superior aos lucros obtidos em 2015 (19 milhões de euros). A estimativa é do CaixaBI, que numa nota de research a que o Negócios teve acesso diz que os números globais que a Mota-Engil vai anunciar deverão permitir perceber a queda inesperada nas receitas, que a construtora revelou a 15 de Março.

 

Os resultados preliminares revelados pela empresa liderada por Gonçalo Moura Martins (na foto) apontam para uma quebra de 9% no volume de negócios para 2,2 mil milhões de euros e uma descida da dívida líquida de 16% para 1,2 mil milhões de euros.

 

Números que foram mal recebidos pelo mercado e que fizeram aumentar a expectativa sobre os resultados globais de 2016, até porque a Mota-Engil não revelou os resultados do terceiro trimestre.


Quanto aos resultados líquidos, a forte subida está relacionada com a venda de 50,06% da Indáqua, que levou a um encaixe de 60 milhões de euros, bem como a venda da Mota-Engil Logística e da Tertir (negócio de portos e logística) que permitiu um encaixe de 275 milhões de euros.


As estimativas do CaixaBI apontam para um EBITDA ajustado de 335 milhões de euros, com os resultados operacionais a aumentarem para 194 milhões de euros.

Ver comentários
Saber mais Gonçalo Moura Martins CaixaBI Mota-Engil lucros
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio