Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Lucros da Euronext aumentam 35%. Metade vai para dividendos

A gestora dos mercados de capitais europeus, entre eles a bolsa da portuguesa, terminou o ano passado com lucros de 118,2 milhões de euros. O crescimento dos resultados reflecte o aumento das receitas com a negociação.

Bruno Simões/Negócios
Negócios 25 de Fevereiro de 2015 às 10:55
  • ...

A Euronext, a gestora das bolsas de Paris, Bruxelas, Amesterdão e também da praça portuguesa, registou um aumento dos lucros no ano passado. Terminou 2014 com resultados líquidos de 118,2 milhões de euros, 35% acima do registado no período homólogo, beneficiando do aumento das receitas de negociação. Metade do ganho registado vai ser entregue aos accionistas.

 

"As receitas anuais provenientes de participadas registaram um aumento de 9% numa base ajustada para 458,5 milhões, ou de 18,6% em termos reportados, como resultado de uma actividade sustentada de admissão à cotação de valores mobiliários e da evolução positiva das receitas provenientes de transacções no mercado a contado e da venda de dados de mercado ao longo do ano", diz a Euronext.

 

A gestora de mercados de capitais, que se separou no ano passado da ICE, acrescenta que "os custos operacionais excluindo depreciações e amortizações registaram uma redução de 11,4 % numa base ajustada para 267,1 milhões". "Como consequência desta intensa actividade, conjugada com uma redução da base de custos, a margem de EBITDA registou em 2014 um forte crescimento, atingindo 45,8%", remata.

 

"No decurso dos últimos 12 meses temos estado concentrados na execução da nossa ambiciosa estratégia", diz Dominique Cerutti, CEO da Euronext. "Os resultados alcançados constituem uma prova da nossa capacidade para fazer avançar a Euronext, capacidade que é corroborada pelo forte crescimento sustentado das nossas receitas, por uma redução substancial dos custos, e pela obtenção de uma margem de EBITDA de 45,8 %", diz, em comunicado.

 

Metade vai para dividendos

 

Perante o crescimento de 35% dos resultados líquidos, a Euronext pretende elevar o montante a distribuir aos seus accionistas. O ganho por acção ascendeu a 1,69 euros, comparativamente a um ganho de 1,25 euros em 2013, sendo que a gestora de mercados de capitais europeia quer pagar um dividendo de 84 cêntimos por cada acção.

 

"O Conselho de Supervisão, sob proposta do Conselho de Administração, decidiu propor à aprovação da assembleia geral anual de accionistas, a realizar a 6 de Maio de 2015, o pagamento de um dividendo de 0,84 euros por acção, o que representa um ‘pay-out’ [rácio entre o valor a pagar face aos resultados obtidos] relativo aos dividendos a distribuir de 50% dos resultados líquidos", diz a empresa em comunicado.

Ver comentários
Saber mais bolsa gestora resultados negociação Europa Lisboa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio