Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Inflação na Alemanha e França continua a influenciar queda do euro

O euro descia 0,38% face ao dólar, com as notícas de ontem relativas ao aumento da inflação na Alemanha e na França, as principais economias da zona da moeda única, a continuarem a marcar a tendência de descida da divisa europeia.

14 de Março de 2001 às 17:46
  • ...
O euro descia 0,38% face ao dólar, com as notícas de ontem relativas ao aumento da inflação na Alemanha e na França, as principais economias da zona da moeda única, a continuarem a marcar a tendência de descida da divisa europeia.

A moeda única transaccionava nos 0,9117 dólares e valorizava 0,87% relativamente à divisa nipónica, que registou hoje a sua maior queda dos últimos 20 meses face ao dólar.

O aumento da inflação na Alemanha e França poderá influenciar a subida da inflação da Zona Euro, levando o Banco Central Europeu a adiar o corte da sua taxa de juro de referência.

«Os acontecimentos de ontem ainda continuam a influenciar a tendência de descida do euro, apesar de dados divulgados hoje das vendas de retalho na Alemanha terem sido bons», disse Leonardo Silva, analista do Banco Finantia.

As vendas de retalho na Alemanha, relativas ao mês de Fevereiro, subiram pela primeira vez em nove meses.

Apesar de este ser um dado positivo, apresenta «bastante volatilidade», considera Leonardo Silva. «Só um dado não é suficiente para inverter a tendência de descida do euro. São precisos mais dados que indiquem o adiamento de uma recuperação rápida da economia norte-americana», defende o analista.

A taxa de inflação da Alemanha, a maior economia da zona da moeda única, avançou para os 2,5% em Fevereiro, contra 2,2% no mês anterior, acima da meta traçada pelo BCE, que se situa nos 2%.

O índice de preços no consumidor da França, a segunda economia da Zona Euro, subiu 0,3% em Fevereiro, face ao mês anterior, registando o seu primeiro aumento nos últimos três meses, de acordo com dados avançados pelo INSEE, o instituto de estatísticas francês.

Em Portugal, a taxa de inflação homóloga cresceu para os 4,8% em Fevereiro, depois de situar-se nos 4,4% em Janeiro, com a subida dos preços a ser liderada pelos sectores da alimentação, transportes e saúde, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE) em comunicado.

Cada euro vale 200,482 escudos.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio