Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Galp cai 2% e conduz PSI-20 ao vermelho

O índice português cedeu terreno. Apenas quatro cotadas somaram, entre as quais a REN, no seu Dia do Investidor. Fora do PSI-20, a Cimpor recuou mais de 3%. A Europa negociou negativa, penalizada pelos Estados Unidos.

A carregar o vídeo ...
  • ...

Depois de duas sessões de avanço, o índice de referência da praça nacional perdeu terreno. O PSI-20 recuou 0,66% para os 6.120,58 pontos, fechando a sessão desta sexta-feira em baixa.

 

A principal justificação para este comportamento foi a Galp Energia. Num dia de queda superior a 0,5% dos preços do petróleo nos mercados internacionais, a empresa presidida por Carlos Gomes da Silva cedeu 2,19%. É a segunda queda expressiva seguida, deixando as acções a negociar nos 11,635 euros.

 

A restante energia esteve em destaque. A EDP Renováveis perdeu 1,22% e terminou o dia a cotar nos 6,63 euros, apesar de ter, durante a sessão, renovado um máximo desde Janeiro de 2010.

 

A empresa liderada por João Manso Neto revelou na quinta-feira, 15 de Maio, que prevê abrir cinco novos parques eólicos nos EUA. A EDP Renováveis tem previsto um investimento de cerca de 1.120 milhões de euros para abrir cinco novos parques eólicos nos Estados Unidos em 2015 e 2016, confirmou o presidente executivo da empresa à Lusa. "Temos prevista a abertura de três novos parques este ano e dois em 2016", disse João Manso Neto à Lusa.

 

A EDP, embora tenha fechado os primeiros contratos de venda directa de energia no mercado americano, perdeu 0,59% para 3,556 euros.

 

Já a REN contrariou a tendência e subiu 0,63% para 2,70 euros, impedindo uma maior desvalorização de Lisboa. Esta sexta-feira realizou-se o Dia do Investidor da empresa gestora da rede energética. Há intenção de investir 900 milhões a nível internacional até 2018, de ponderar aquisições no estrangeiro e de ir modificando a estrutura de pagamentos da dívida. Entretanto, também ficou concluída a compra de activos à Galp.

 

Noutros sectores, o BCP perdeu 0,87% para os 9,11 cêntimos. O Banco BPI fechou inalterado em 1,50 euros e o Banif fechou também sem alterações nos 0,79 cêntimos, depois de fortes subidas impulsionadas pelas notícias em torno da venda da posição estatal e dos grupos chineses interessados em adquiri-la.

 

A tendência negativa do PSI-20 foi justificada, também, pelas quedas da Jerónimo Martins (0,19% para 13,01 euros) e da Sonae (0,16% para 1,278 euros).

 

A PT SGPS fechou nos 0,52 euros ao perder 1,14%, enquanto a Nos cedeu 0,45% para 2,23 euros.

 

Lisboa encerrou a sessão em baixa, depois de até ter começado a negociar em alta. Contudo, o comportamento das praças europeus definiu também o seu desempenho. E as bolsas do Velho Continente começaram a cair depois de as bolsas dos EUA recuarem devido à queda da confiança dos consumidores. 

 

 

(Notícia actualizada às 17h00 com mais informações

Ver comentários
Saber mais PSI-20 Galp Bolsa de Lisboa Euronext
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio