Notícia
BCP e BPI afundam mais de 10% em dois dias
As acções do BCP e do BPI já acentuaram as quedas e acumulam, em dois dias, descidas superiores a 10%. A contribuir para este comportamento estará a indefinição política que se vive actualmente.
As acções do sector bancário continuam em forte queda esta terça-feira, 13 de Outubro, já depois de ontem terem registado uma descida acentuada. Em causa estarão essencialmente dois factores: correcção dos fortes ganhos das últimas semanas e incerteza sobre o futuro político do país, segundo os analistas consultados pelo Negócios.
As acções do BCP estão a descer 7,89% para 5,25 cêntimos, acumulando uma queda de 16,53% nas últimas duas sessões. Já o BPI recua 3,56% para 1,03 euros, acumulando uma descida de 10,59% em dois dias. Já o Banif cede 2,37% para 0,36 cêntimos.
Os analistas consideram que o actual contexto político poderá levar a subidas acentuadas dos juros da dívida e à manutenção do "rating" num nível considerado lixo. A minimizar estas questões estarão a compras de dívida do Banco Central Europeu (BCE).
O sector financeiro é dos primeiros a ser afectado por oscilações mais significativas das taxas de juro.