Notícia
Banif dispara mais de 10% no regresso à bolsa
Os títulos do Banif chegaram a valorizar mais de 10% após uma semana de suspensão da negociação, para os títulos da “holding” darem lugar aos da sociedade anónima.
O Banif está a negociar nos 0,163 euros por acção, o que representa uma subida de 5,84% face ao valor de encerramento na segunda-feira passada, o último dia em que o banco negociou antes da operação de integração do Banif SGPS no Banif SA. Os títulos chegaram a progredir 10,39% ao negociarem nos 0,17 euros por acção.
O Banco do Funchal fundiu a “holding” Banif SGPS com a Banif SA para cumprir a uma exigência necessária para receber ajuda do Estado à recapitaização. Os accionistas da SGPS receberam acções da SA, à razão de 1:1, passando a ser a segunda a estar cotada em bolsa.
A negociação das acções do banco foi interrompida na passada segunda-feira pela Euronext, a pedido do regulador, aquando da integração das duas entidades. O Banif vai receber ajuda financeira do Estado à recapitalização, com vista a cumprir o rácio de capital “core tier one”.
Uma vez que as condições da ajuda obrigam a que a sociedade que recebe a ajuda seja a mesma que reforça os rácios de capital, Jorge Tomé (na foto), presidente executivo do Banif, decidiu fundir o Banif SGPS com o Banif SA.