Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsas asiáticas em queda

Os mercados asiáticos fecharam em queda, com os investidores a duvidarem das acções dos bancos centrais.

14 de Setembro de 2016 às 08:05
  • ...
As bolsas asiáticas voltaram a cair esta quarta-feira, mergulhando em mínimos de quase seis semanas, o que é explicado, nas agências internacionais, pela queda nos preços do petróleo com renovados receios de excesso de oferta, a que se junta a crescente preocupação dos investidores sobre a capacidade dos maiores bancos centrais de tomarem medidas que contribuam para o crescimento económico. Henneth Rogoff, economista e professor em Harvard, declarou mesmo na terça-feira, que os mercados estão a perder confiança na capacidade dos bancos centrais fazerem subir a inflação e há um limite para os estímulos económicos. 

O MSCI Ásia-Pacífico caiu 0,3%. Esta é a quinta sessão de quedas, o que faz com que seja a maior série de perdas em quatro meses. No Japão, a sessão foi de perdas com o Nikkei a tropeçar 0,7%. As asiáticas comportaram-se assim em linha com o que tinha sido o fecho em Wall Street. 

Os investidores interrogam-se sobre a capacidade dos bancos centrais de fazerem face a um objectivo de crescimento económico. Isto depois do BCE ter mantido o plano e não ter reforçado os estímulos. E com os olhos postos na reunião da Fed da próxima semana. Também nessa semana o Banco do Japão vai reunir-se. A Bloomberg contactou 43 economistas, cuja maioria acredita que o Banco do Japão avance com mais estímulos na reunião de 21 de setembro. Mas esta é uma pequena maioria, o que leva a agência a dizer que a acção deste banco central é difícil de prever. Se a maioria acredita que pode haver mais estímulos, há no entanto uma minoria alargada a apontar para estímulos apenas nas reuniões de Novembro, Dezembro ou mesmo no próximo ano. 

(Notícia em actualização)
Ver comentários
Saber mais Bolsa Ásia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio