Notícia
Turismo gera proveitos de 680 milhões para a região de Lisboa
A região turística cresce, muito assente nos resultados da capital que lhe dá nome. Lisboa é a cidade europeia com maior crescimento no número de turistas.
A região de turismo de Lisboa registou 11,53 milhões de dormidas em 2014, o que representa um crescimento homólogo na casa dos 15%. Os turistas estrangeiros representam três em cada quatro pernoitas.
Nos últimos cinco anos, o ritmo anual de crescimento no número de dormidas na região fixou-se nos 7,8%.
Recebendo 4,88 milhões de hóspedes em 2014, a região conseguiu subir a sua taxa de ocupação de 63,5 para 68,9%. Em média, cada quarto vendido fixou-se nos 77 euros.
Ao todo, a região de turismo de Lisboa registou proveitos de 679,3 milhões de euros em 2014, crescendo ao mesmo ritmo do número de dormidas. Nos últimos cinco anos, o crescimento médio foi de quase 7% ao nível das receitas.
Um inquérito realizado aos visitantes demonstra que a satisfação global é de 9,28 em 10. Mais de metade viu as suas expectativas serem superadas, quase todos (99,3%) admitem um eventual regresso.
Para 2015, a Associação de Turismo de Lisboa (ATL) prefere não avançar previsões, mas está optimista quanto aos resultados. "Lisboa está a chegar ao ‘top of mind’ das pessoas", simplifica o presidente-adjunto da ATL, Mário Machado.
A estratégia vai continuar a assentar da diversificação da oferta e no "marketing" junto dos mercados mais estratégicos. O reforço a esse nível será feito em Espanha, Brasil e Alemanha.
Lisboa é a cidade com maior crescimento de dormidas na Europa
O número de dormidas em Lisboa aumentou 15,3% em termos homólogos, garantindo à cidade o maior crescimento da Europa neste indicador.
A capital destaca-se ainda como a cidade europeia com a segunda maior taxa de crescimento de dormidas de estrangeiros (15,9%), sendo ultrapassada apenas por Londres.
As taxas de ocupação na cidade aumentaram dos 66,9 para os 72,8%. Cada quarto vendido, em média, nos 78 euros, garantindo uma subida de quase quatro euros face a 2013.
Para este ano, está prevista a abertura de 20 novos hotéis na cidade, com um total de 1.600 quartos. Com uma oferta actual na ordem dos 17.870 quartos em hotel e aparthotel, Lisboa aproxima-se a passos largos dos 20 mil quartos disponíveis.
Para Fernando Medina, "Lisboa conseguiu aproveitar as oportunidades abertas pelo turismo internacional". O vice-presidente da autarquia lisboeta atribui o mérito à "estratégia continuada e consistente de promoção da cidade" através de um trabalho colectivo das entidades promotoras, destacando ainda o contributo do reforço das ligações aéreas.
Lisboa representa cerca de 72% das dormidas da região a que dá nome.