Notícia
Cancelamentos da Ryanair já estão a afectar o turismo nacional
Há operadores turísticos que já estão a ser prejudicados pelos cancelamentos de voos, assim como aeroportos. O sector ainda olha com cautela para a situação mas sublinha que a companhia está a desrespeitar os consumidores.
O cancelamento de mais de três centenas de voos da Ryanair de e para Portugal já está a afectar o sector do turismo, embora os seus responsáveis prefiram, para já, não fazer comentários oficiais.
"A notícia não é boa" e alguns aeroportos, em particular o do Porto, já estão a ser afectados, afirmou uma fonte do sector ao Negócios.
Segundo o mesmo interlocutor, há operadores com "pacotes turísticos vendidos associados à Ryanair" que já estão também a ser prejudicados, sendo que o provedor das Agências de Viagem e Turismo já estará a receber queixas motivadas pelo cancelamento massivo de voos da companhia de baixo custo irlandesa.
A par destes problemas, a mesmo fonte não tem dúvidas em classificar a decisão da Ryanair como um "desrespeito pelo consumidor".
A companhia justificou a suspensão de voos pela necessidade de dar férias às tripulações, mas esta narrativa está longe de ser convincente. "A maior dúvida é se estamos perante uma desordem de gestão ou mais qualquer coisa mascarada de desordem de gestão", comenta esta fonte contactada pelo Negócios.
O eurodeputado Carlos Coelho (PSD) questionou esta terça-feira, 19 de Setembro, com carácter de urgência a Comissão Europeia sobre os cancelamentos de voos pela Ryanair e recusa de indemnização, que considera violarem os direitos dos consumidores.