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Viagens no Metro do Porto e STCP estreiam projeto-piloto com pagamentos contactless

A partir de hoje, já é possível usar alguns transportes públicos no Porto sem necessidade de carregar o cartão Andante. Os utentes vão poder pagar a viagem utilizando a tecnologia contactless do cartão de débito ou crédito, por exemplo.

STCP
22 de Julho de 2021 às 11:42
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A partir de hoje, os utentes da Linha Violeta (E) do Metro do Porto, que serve o Aeroporto Sá Carneiro, e também da linha 500 dos autocarros da STCP podem viajar sem a necessidade de carregar o cartão Andante previamente.

"Os utentes vão poder pagar a sua viagem tocando simplesmente com o seu cartão de débito, crédito, cartão pré-pago ou dispositivo de pagamento contactless nos validadores com o símbolo. Isto significa que não é necessário ter dinheiro em numerário, esperar nas filas para adquirir títulos de transporte ou perder tempo a descobrir onde comprar", explica a Visa, através de comunicado. A empresa explica que esta ação em projeto-piloto é feita em colaboração com o Andante, a Reduniq, a Card4B, a Cybersouce e a Littlepay.

A tecnologia contactless, que já estava disponível antes mas que ganhou escala em tempos de pandemia, permite fazer pagamentos sem ter de introduzir PIN, desde que o montante não ultrapasse os 50 euros. Para tal, basta aproximar o cartão ou outro dispositivo com esta tecnologia, como telemóvel ou relógio, de um terminal de pagamento ou, neste caso, de um validador com o símbolo.

O projeto-piloto integra as estações Aeroporto, Senhora da Hora, Casa da Música, Trindade da Linha Violeta e ainda as estações Campanhã, Bolhão, Campo 24 de Agosto, São Bento e Aliados (estas na Linha Amarela ou comuns às linhas A, B, C e F do Metro) e integra também os autocarros da linha 500 da STCP Praça da Liberdade / Matosinhos (Mercado), detalha a empresa.

Cada viagem no Metro do Porto custa dois euros e é válida durante uma hora e 15 minutos, independentemente do número de embarques nesse período em qualquer uma das estações e paragens acima referidas. Na STCP, cada viagem tem também o valor de dois euros e é válida num único sentido entre duas quaisquer paragens da linha 500, não permitindo transbordos.

Tanto no Metro como na STCP aplica-se a melhor política tarifária, sendo assegurado ao cliente que nunca vai pagar mais do que sete euros (título diário), independentemente do número de viagens que faça ao longo do dia.

"Ao trabalhar com o TIP e os nossos parceiros neste projeto-piloto, a Visa ajudou a implementar um sistema de pagamento contactless que marca o início de uma experiência de viagem diferente nos transportes públicos: mais simples, rápido, seguro e conveniente para as pessoas que visitam, trabalham e vivem no Grande Porto", observa Gonçalo Santos Lopes, responsável da Visa em Portugal, citado em comunicado. O mesmo responsável acrescentou que a oportunidade de utilizar pagamentos 'contactless' no transporte público contribui para a criação de uma região mais eficiente e sustentável.

Tiago Braga, presidente do Conselho de Administração do TIP – Transportes Intermodais do Porto, ACE e da Metro do Porto, SA considera que, "embora se trate de um projeto-piloto, a disponibilização de uma solução contactless no Porto, é um importante passo em frente em termos de inovação e desmaterialização da bilhética. É mais um avanço do sistema Andante, depois de termos introduzido a aplicação móvel ANDA, em 2018, que nos permite prescindir cada vez mais dos suportes em papel e em plástico, com todas as vantagens que daí decorrem para a sustentabilidade ambiental."

"Por outro lado, quero também destacar que somos uma primeira linha de desenvolvimento tecnológico no setor dos transportes públicos. Estamos alinhados na prioridade à inovação apontada à disponibilização de soluções mais práticas, mais limpas, mais amigáveis e mais seguras, que acrescentam valor e induzem a captação de clientes", afirma Tiago Braga.

Com este serviço, o Porto junta-se agora a outras cidades europeias, tais como Madrid, Londres, Turim e Bona, que já utilizam estas soluções contactless.
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