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Uber pagou a jovem de 20 anos para manter roubo de dados em segredo

O ataque informático à Uber foi feito por um jovem de 20 anos da Flórida a quem a Uber pagou para manter o roubo de dados pessoais de 57 milhões de clientes e motoristas em segredo.

Reuters
Negócios 07 de Dezembro de 2017 às 09:28
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O roubo de dados de clientes e motoristas da Uber, feito em Outubro de 2016 mas só revelado no mês passado, foi realizado por um jovem de 20 anos da Florida, EUA, a quem a empresa pagou para destruir a informação que tinha obtido e manter o assunto em segredo, avança a Reuters.

No dia 21 de Novembro a Uber anunciou que os dados pessoais de 57 milhões de clientes e motoristas da Uber Technologies tinham sido roubados por piratas informáticos em Outubro do ano anterior. A empresa escondeu este facto durante mais de um ano e, no mês passado, despediu o director de segurança, Joe Sullivan, e um dos seus adjuntos, por terem ocultado o caso, como noticiou a Bloomberg.

A empresa tinha a obrigação legal de reportar esta brecha de segurança aos reguladores e aos condutores cujos números das cartas de condução tinham sido roubados. Em vez disso, pagou 100.000 dólares aos "hackers" para apagarem os dados e não se pronunciarem sobre o assunto, como foi noticiado. Porém, mais uma vez, na altura a Uber não divulgou qualquer informação sobre os piratas informáticos.

Os dados comprometidos com este ataque incluem nomes, endereços de email e números de telefone de 50 milhões de utilizadores da Uber em todo o mundo. Além disso, a informação pessoal de cerca de sete milhões de condutores foi também alvo de acesso pelos "hackers", incluindo os números das cartas de conduções de cerca de 600.000 motoristas da empresa.

A Uber garante, contudo, que não foram roubados os dados relativos aos números da Segurança Social, detalhes de cartões de crédito, informações sobre os trajectos dos utilizadores ou outro tipo de informação.

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