Notícia
Tráfego nas auto-estradas volta aos níveis pré-crise
O número de veículos a circular nas auto-estradas nacionais voltou a aumentar no terceiro trimestre. É preciso recuar a 2010 para encontrar níveis de tráfego diário superiores ao registado em Setembro último.
O tráfego médio diário nas auto-estradas nacionais continua a registar crescimentos homólogos, tendo no passado mês de Setembro protagonizado uma subida de 7,8%, depois de ter aumentado 4,4% em Agosto e 6,9% em Julho.
De acordo com o relatório de tráfego da rede nacional de auto-estradas divulgado pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), em Setembro o tráfego diário ultrapassava, em termos de média ponderada, os 18,6 mil veículos.
É preciso recuar a 2010 para encontrar níveis de tráfego em Setembro superiores ao registado há três meses. Nesse ano, o tráfego diário ultrapassava os 20 mil veículos, tendo no ano seguinte recuado para pouco mais de 18,3 mil.
Recorde-se que as concessões do Grande Porto, Costa de Prata e Norte Litoral passaram a ter portagens em 2010, enquanto nas restantes quatro ex-Scut foi introduzida a cobrança aos utilizadores no final de 2011.
No passado mês de Setembro, a antiga Scut do Algarve, uma das vias que mais tráfego perdeu com a introdução de portagens, registou um aumento de 19% na circulação face ao mesmo mês de 2015.
De acordo com os dados do IMT, a maior subida foi registada na concessão Douro Litoral, de 40,6%. A Norte Litoral e a Litoral Centro também registaram crescimentos a dois dígitos, de 15% e de 13,1% respectivamente.
Já a concessão da Infraestruturas de Portugal e a antiga Scut das Beiras Litoral e Alta foram as que registaram menores crescimentos na circulação em Setembro, de 1,1% e e de 4,1% respectivamente.