Notícia
Pedro Marques: Obras para o novo aeroporto de Lisboa vão estar no terreno em 2019
O ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, fez esta revelação na Conversa Capital, um espaço de entrevista conjunto do Negócios e da Antena 1. O processo, adiantou, é irreversível.
O ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, afirma que as obras do novo aeroporto de Lisboa poderão estar no terreno em 2019. "É irreversível que o aeroporto Humberto Delgado (Portela) precisa de um acrescento de capacidade, isto para nós é evidente", sublinha o governante.
Na Conversa Capital, um espaço de entrevista conjunta do Negócios e da Antena 1, Pedro Marques revelou que já foram iniciadas negociações com a ANA, concessionária do aeroporto Humberto Delgado destinadas a antecipar "o calendário de decisão e de implementação de uma nova solução aeroportuária" para Lisboa.
Na prática, isto significa que a ANA irá começar já em 2017 os estudos para a construção de um novo aeroporto, antecipando em um ano o calendário que estava previsto no contrato de concessão.
Em cima da mesa estão duas alternativas, recuperar o projecto de Alcochete ou a fazer a reconversão da base aérea do Montijo, alternativa que mais agrada à ANA. "A diferença de custos entre as opções é demasiado grande para não considerarmos tão seriamente como estamos a fazer a opção de uma pista complementar e em particular, neste momento e com mais intensidade, o Montijo", sublinha o ministro do Planeamento e Infraestruturas.
Esta Conversa Capital com Pedro Marques pode ser lida, na íntegra, na edição de segunda-feira do Negócios.